Vencedores da 2ª edição do Prémio de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro visitam a cidade de San Sebastian em Espanha

14 Março 2019
Voltar às Notícias

Tal como previsto no regulamento da 2ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, os vencedores de 2018 tiveram a oportunidade de viajar até San Sebastian, no País Basco em Espanha, cidade considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “Amiga do Idoso” (Age Friendly Cities – AFC) e inserida numa região de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável, título conferido em 2016 pela Comissão Europeia.

No decorrer desta viagem, os representantes dos vencedores das 3 categorias do Prémio:

Conhecimento + - “Praça Vida +”- Instituto Pedro Nunes e Universidade de Coimbra;
Saúde + - " Saúde Mais Perto de Si" - Associação de Socorros Mútuos Mutualista Covilhanense;
Vida + - “EU no musEU - programa para pessoas com demência e seus cuidadores” - Museu Nacional de Machado de Castro e Alzheimer Portugal,

tiveram a oportunidade de visitar vária instituições, de diferentes sectores de atividade (municipais, investigação, assistenciais) onde contactaram com os seus profissionais e conheceram a forma de implementação de algumas boas práticas aí desenvolvidas.
A comitiva foi recebida na Câmara Municipal de San Sebastian onde conheceu o programa dinamizado pelo Município de San Sebastian “Donostia Lagunkoia”, que tem como objetivo encontrar respostas para o desafio do envelhecimento da população local, melhorando a qualidade de vida de todos os cidadãos desta comunidade.

Tiveram também a oportunidade de conhecer o projeto “Langunkoia Farmacia amigable”, uma parceria entre o município de San Sebastian e o Colégio Oficial de Farmacéuticos de Gipuzkoa, em que foi desenvolvido um protocolo de boas práticas, com o objetivo de tornar as farmácias comunitárias desta província mais acessíveis, disponibilizando serviços vocacionados para a população mais idosa e frágil.

A visita à Fundación Matía, uma instituição de referência nacional no cuidado ao idoso, permitiu conhecer o modelo de trabalho “Atenção Centrada na Pessoa”. Este modelo é aplicado e trabalhado em todos as unidades de assistência, residenciais e hospitalares desta fundação.
Puderam conhecer os seus objetivos, implementação, desafios encontrados e resultados obtidos. Por fim foi dada a oportunidade de visitar o Centro Tecnalia de Investigación e Innovación, um centro de investigação e de desenvolvimento tecnológico, com projetos desenvolvidos na temática dos ambientes saudáveis e amigos do idoso e tecnologias que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos mais velhos.

Esta viagem foi organizada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), promotora deste prémio em parceria com o Consórcio Ageing@Coimbra .