Programa Final

15 Novembro 2019
Voltar às Notícias

As inscrições para o 7º Congresso em Envelhecimento Ativo e Saudável encontram-se encerradas visto termos ultrapassado a capacidade do local do evento.
O congresso encontra-se no entanto aberto a quem queira participar, efetuando a sua inscrição no próprio dia. Esta participação fica condicionada às condições do local do evento e da capacidade da organização do mesmo.

O 7º Congresso em Envelhecimento Ativo e Saudável, organizado pelo Consórcio Ageing@Coimbra, terá lugar no dia 20 de novembro, no Convento São Francisco em Coimbra.

O Programa deste ano sofreu algumas alterações em relação às edições anteriores, nomeadamente dois painéis de debate, da parte da manhã a mesa redonda “O Envelhecimento e a Sociedade”, da parte da tarde a mesa redonda “Inovação para a Integração de Cuidados”, bem como o Espaço Empresas um espaço inovador dedicado à exposição e demonstração de produtos/soluções inovadoras, impactantes e relevantes para a área do Envelhecimento Ativo e Saudável, a decorrer no Foyer do Convento São Francisco juntamente com uma mostra de produtos endógenos saudáveis.

Na mesa redonda “O Envelhecimento e a Sociedade”, será abordado o envelhecimento populacional e a consequente alteração das dinâmicas familiares. Estas alterações demográficas exigem que olhemos para além dos habituais serviços de saúde, apoio social e cuidados às pessoas de maior idade e procuremos comunidades mais inclusivas e participativas. Será debatida também a importância e necessidade de investir em ativos como as Pessoas (nos âmbitos do bem-estar emocional, cidadania, aprendizagem ao longo da vida, interação social), e os Ambientes (edifícios e acessibilidades, transportes, espaços comunitários e instalações ao ar livre) enquanto elementos essenciais para alcançar uma evolução equilibrada de igualdade e bem-estar na sociedade. Esta mesa redonda terá a moderação do jornalista Pedro Carvalhas.

Da parte da tarde, a mesa redonda “Inovação para a Integração de Cuidados”, vai debater as questões relacionadas com a ainda reduzida integração entre serviços de saúde e cuidados sociais, geradora de um impacto negativo não só na qualidade de vida do cidadão idoso, mas também na economia. Neste debate pretende-se juntar os três principais elementos que podem contribuir para atenuar o problema, a voz do cidadão idoso, a voz da saúde e a voz do apoio social. Será moderado pelo jornalista Bento Rodrigues.

Decorrerão as apresentações e atribuição dos prémios aos finalistas aos Prémios de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, que este ano contou com 160 candidaturas com 11 boas práticas finalistas. Notícia de divulgação dos resultados e finalistas aqui .

Poderá consultar o programa aqui .

Relembramos que as inscrições são gratuitas mas obrigatórias aqui .