CCDRC promove encontro de gerações no Museu Nacional Machado Castro

30 Setembro 2015
Voltar às Notícias

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) organizou, no dia 29 de Setembro, em conjunto com o Consórcio Ageing@Coimbra e com o Museu Nacional Machado Castro, a iniciativa "Os Avós do Museu".

"Os Avós do Museu" teve como objetivo fazer a ponte entre gerações, reunindo avós e netos, numa visita guiada ao Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC), promovendo o envelhecimento ativo, bem como um espaço de aprendizagem pela partilha de afetos, sensações e vivências num contexto de diálogo intergeracional. Enquadrou-se nas comemorações do Dia Internacional do Idoso, no âmbito do “Evento Local OPEN DAYS2015” e na missão do Ageing@Coimbra, um consórcio interinstitucional e interdisciplinar que visa a valorização do papel do idoso na sociedade e fomenta a aplicação de boas práticas em prol do seu bem-estar geral. 

Os “OPEN DAYS na minha região” procuraram trazer para dentro de cada região um pouco da Europa de todos. No caso da Região Centro, um conjunto de avós e netos partilharam momentos especiais no emblemático Museu Nacional Machado Castro. 

A CCDRC, à semelhança dos anos anteriores, marcou presença nos OPEN DAYS 2015, assegurando assim a presença institucional da Região Centro neste evento, que é o maior evento anual no calendário das cidades e regiões europeias, organizado pelo Comité das Regiões e pela Comissão Europeia – Direção Geral de Política Regional, em cooperação com o Parlamento Europeu, a Presidência da União Europeia e quase 200 regiões e cidades de mais de três dezenas de países.

Este ano, a parceria regional que a Região Centro integrou - "Cooperação local e regional para as mudanças demográficas”-, abordou os diferentes desafios demográficos que muitas regiões europeias enfrentam, o envelhecimento, a baixa densidade e a diminuição da população; procurando identificar propostas na melhoria dos serviços públicos em áreas como a saúde, serviços sociais ou de educação e também como podem essas áreas contribuir para a dinamização da atividade económica, criar empresas e atrair e reter população e especialmente dos jovens.