Instituto Pedro Nunes - Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia

Data de Adesão
2012
Data de Fundação
1991
Palavras-chave
Inovação
Página Web
Voltar aos Membros

Criado em 1991 por iniciativa da Universidade de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes (IPN) - Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia - é uma instituição de direito privado, de utilidade pública, sem fins lucrativos.

Missão do IPN

  • Contribuir para transformar o tecido empresarial e as organizações em geral promovendo uma cultura de inovação, qualidade, rigor e empreendedorismo, assente num sólido relacionamento universidade/empresa e actuando em três frentes que se reforçam e complementam:
  • Investigação e desenvolvimento tecnológico, consultadoria e serviços especializados;
  • Incubação de ideias e empresas;
  • Formação especializada e divulgação de ciência e tecnologia.

Dispõe de infra-estruturas tecnológicas próprias - seis Laboratórios de Desenvolvimento Tecnológico - para além de aceder a uma rede de investigadores do Sistema Científico e Tecnológico, em particular da Universidade de Coimbra, nomeadamente através da sua Faculdade de Ciências e Tecnologia:

  • LED&MAT - O Laboratório de Ensaios, Desgaste e Materiais, que possui duas unidades: Unidade de Modificação de Superfícies e Unidade de Materiais Granulares;
  • LIS - O Laboratório de Informática e Sistemas;
  • LAS - Laboratório de Automação e Sistemas, integrando uma Unidade de Instrumentação Industrial;
  • LEC - Laboratório de Electroanálise e Corrosão;
  • LABGEO - Laboratório de Geotecnia;
  • FITOLAB - Laboratório de Fitossanidade.

Através da sua Incubadora de Empresas, o IPN promove a criação de empresas spin-offs, apoiando ideias inovadoras e de base tecnológica vindas dos seus próprios laboratórios, de instituições do ensino superior, em particular da Universidade de Coimbra, do sector privado e de projectos de I&DT em consórcio com a indústria.

Na Incubadora as empresas dispõem de fácil acesso ao sistema científico e tecnológico e de um ambiente que proporciona o alargar de conhecimentos em matérias como a Qualidade, gestão, marketing e o contacto com mercados nacionais e internacionais.

No domínio da Formação, o IPN concentra os seus esforços na formação contínua de alto nível, dirigida à gama crescente de quadros com necessidade de atualização nos domínios que surgiram ou evoluíram após a sua formação inicial, à preparação de técnicos especializados, à qualificação de licenciados desempregados e ainda, ligada à sua atividade de criação e incubação de empresas de base tecnológica, formação dirigida a jovens empreendedores.

Com um modelo de negócio auto-sustentável, o IPN tem flexibilidade e capacidade para acompanhar as necessidades do setor empresarial. O IPN já apoiou mais de 220 empresas (27 no sector da saúde) e tem uma capacidade de exportação superior a 35%. De referir que o IPN foi premiado com a distinção de "Melhor incubadora de base científica para 2010".

Laboratório de Automação e Sistemas (IPNlas)

O Laboratório de Automação e Sistemas é um dos laboratórios fundadores do Instituto Pedro Nunes. O IPNlas desenvolvem-se projetos em parceria com empresas e entidades do domínio público, através de atividades de transferência de tecnologia, consultadoria e estimulo à criação de empresas spin-off.

A atividade do IPNlas resulta da colaboração entre investigadores do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC) da Universidade de Coimbra, do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) e da Universidade de Coimbra.

O IPNlas tem sido responsável por várias iniciativas em Portugal e na União Europeia relacionados com o Active and Assisted Living e as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação para a Saúde e Qualidade de Vida e tem participado em projetos que tratam da conceção de sistemas e arquiteturas e do desenvolvimento de aplicações nas da eHealth e eInclusion.

O IPNlas tem estado envolvido em vários projetos europeus financiados pelo Ambient Assisted Living Joint Programme (AAL-JP): o Co-living, o CaMeLi e o CogniWin, e em grandes projetos nacionais como TICE.Healthy e AAL4ALL.

Serviços/Produtos

Investigação e desenvolvimento tecnológico, consultadoria e serviços especializados; Incubação de ideias e empresas; Formação especializada e divulgação de ciência e tecnologia.