Membros Aderentes

  • AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego

    Inovação

    Aguardamos o envio da informação pela entidade.

    Palavras-chave

    não disponível

    Data de Fundação

    não disponível

    Data de Adesão

    2020

  • Agrupamento de Escolas do Fundão

    A origem da escola sede – Escola Secundária do Fundão - encontra raízes no ano de 1965, ainda como Escola Industrial do Fundão. Em 2015 assinalámos os 50 anos da criação desta Instituição de Ensino. A Unidade Ogânica Agrupamento de Escolas do Fundão (AEF) foi constituída em junho de 2012, agregando a Escola Secundária com 3º CEB do Fundão com o Agrupamento de Escolas João Franco. Apresenta-se no Concelho como a única instituição pública com ensino secundário. Possui cerca de 1500 alunos, desde o pré-escolar ao 12º ano, tendo várias modalidades de formação que passam maioritariamente pelo ensino regular, mas que diversifica as suas ofertas, por Cursos de Educação e Formação e por Cursos Profissionais. Além destas modalidades de formação, o agrupamento desenvolve ainda a formação de adultos através do seu Centro Qualifica. A missão do AEF é Dotar os cidadãos do concelho do Fundão de competências e conhecimentos necessários à sua integração plena numa sociedade em constante mudança. O AEF está implantado num território de baixa densidade populacional, onde a população jovem está a diminuir de forma gradual e a população idosa tem aumentado significativamente.

    Serviços/Produtos

    Enquanto instituição ligada ao ensino e ao desenvolvimento de competências importa formar, de forma transversal, cidadãos atentos às necessidades da sociedade que os rodeia e com valores de voluntariado e de solidariedade para com os outros. Com uma oferta formativa que integra os cursos profissionais de Técnico de Apoio Psicossocial e Técnico Auxiliar de Saúde, asseguram-se respostas mais especializadas. Anualmente, alunos dos vários níveis de ensino e professores, desenvolvem múltiplas ações e projetos junto do público sénior das Instituições da região em parceria com inúmeras instituições. São exemplos: - Laços de afeto – idosos e crianças participam em múltiplas atividades conjuntas. Os idosos vêm à escola e as crianças vão ao lar. - Fundão tecido de afetos (Menção Honrosa no Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro) – projeto conjunto idosos com crianças. - EnvelhoSer LivroMente, no âmbito das bibliotecas escolares, com a colaboração do Programa de Educação para a Saúde (PES), Centro de Saúde do Fundão e Instituições de Idosos da região, pretende-se incentivar os hábitos de leitura nos jovens, através do desenvolvimento de múltiplas iniciativas que envolvem os idosos (baús de livros nos lares e leitura dos jovens para os idosos; assinalar Dias comemorativos em conjunto - hoje/passado. - Voluntariado, semanal, no Hospital do Fundão, desde 2001- Vista aos doentes e distribuição do Jornal do Fundão. - Ser solidário, projeto que apoia jovens e famílias com bens de primeira necessidade recolhidos na comunidade escolar, desde 2008.

    Palavras-chave

    Assistência Social, Atividade Física, Cuidados de Saúde, Fragilidade

    Data de Fundação

    1965

    Data de Adesão

    2019

  • Alzheimer Portugal - Delegação Centro

    A Alzheimer Portugal - Delegação Centro tem como missão promover a qualidade de vida das pessoas com doença de Alzheimer ou outras demência e dos seus familiares e cuidadores residentes na Zona Centro de Portugal (Aveiro, Guarda, Coimbra, Viseu, Castelo Branco e Leiria). A Alzheimer Portugal foi fundada em 1998, tendo a sua sede nacional em Lisboa. A Alzheimer Portugal Delegação Centro tem a sede na cidade de Pombal desde 2003.

    Serviços/Produtos

    Serviço Social, Psicologia, Terapia Ocupacional, Grupos de Ajuda-Mútua, Grupos Psicoeducativos, Formação, Sessões de Psicomotricidade, Sessões de Hidroterapia, Sessões de Snoezelen; Atividades para Cuidadores, Espaço Atualidade Informativa, Atividades de Estimulação Cognitiva em Sala

    Palavras-chave

    Assistência Social, Cérebro, Cognição, Fragilidade

    Data de Fundação

    1988

    Data de Adesão

    2013

  • ANAI – Associação Nacional Apoio ao Idoso

    A ANAI, Associação Nacional de Apoio ao Idoso, tem como missão “promover a Proteção e Apoio ao Idoso” através da informação, do atendimento personalizado e do encaminhamento. A ANAI tem como valores: Cooperação, Solidariedade, Confidencialidade, Igualdade, Respeito, Dignidade, Inovação, Melhoria da qualidade de vida. A ANAI tem como objetivo proporcionar à pessoa idosa a prática de atividades que possibilitem fortalecer a sua participação social, usufruir de uma vivência consentânea com o seu processo de envelhecimento, permitindo-lhe o pleno exercício da sua condição de cidadão.

    Serviços/Produtos

    A ANAI coloca à disposição da pessoa idosa, em particular, e da comunidade em geral, as seguintes respostas sociais/ valências: - Universidade do Tempo Livre- envelhecimento ativo. - Oficina do Idoso/Centro de Dia- envelhecimento ativo. - Serviço de Apoio Domiciliário e Serviço de Apoio Permanente- manutenção da qualidade de vida no domicílio. - Banco Ajudas Técnicas - cedência de material ortopédico. - Observatório Social do Idoso- valência produtora e difusora de informação relativa a investigação e diagnóstico de questões sobre a pessoa idosa. O impacto social no terreno é influenciado pela atividade desenvolvida, uma vez que procuramos responder aos desafios do envelhecimento ativo, através de um leque diversificado de respostas. A Universidade do Tempo Livre, um espaço de aquisição e partilha de conhecimentos únicos, desenvolve a atividade cognitiva regular potenciando também a interação social cultural e assim aumentar a participação e a valorização pessoal. Ao nível das nossas respostas sociais (Centro de Dia/Serviço Apoio Domiciliário /Serviço Apoio Permanente) promovemos a integração em meio familiar, dando acompanhamento especializado, visando a autonomia e bem-estar com a realização de atividades regulares que retardam as alterações fisiológicas do envelhecimento. Com o Banco de Ajudas Técnicas respondemos à real necessidade das famílias em aceder a bens técnicos e ortopédicos, como cadeiras de rodas e camas articuladas, sob forma de cedência a baixo custo. O Observatório Social do Idoso, tenta ser um local de estudo e de investigação nas temáticas do envelhecimento.

    Palavras-chave

    Assistência Social, Cognição

    Data de Fundação

    1994

    Data de Adesão

    2018

  • Arte-Via Cooperativa, Artística e Editorial, CRL

    Ensino
    Inovação

    http://www.arte-via.org/

    Arte-Via Cooperativa, Artística e Editorial, CRL, é uma instituição sem fins lucrativos, que desenvolve a sua ação a um nível local, regional e nacional. O contexto em que se insere é de alguma desigualdade social, económica e de género. Por isso, tentamos colmatar algumas necessidades daí decorrentes com um programa de formação informal, seguindo os princípios basilares europeus da aprendizagem ao longo da vida. Até agora, a nossa atividade tem tido sempre o apoio, quer da população, quer das instituições públicas e privadas, locais e regionais. Desde 1999, data em que foi fundada a Arte-Via Cooperativa, demos um enorme contributo para o desenvolvimento cultural, num sentido abrangente, da região em que estamos integrados.

    Serviços/Produtos

    A Cooperativa Arte-Via, na região de Lousã, distrito de Coimbra (Portugal), é uma associação cultural e sem fins lucrativos, cujos membros trabalham como voluntários, fundados em 1999, que tem uma aula universitária de promoção de pessoas idosas, migrantes e jovens, a saber, a pintura , yoga, reiki, inglês, espanhol e bordados. A cooperativa está organizando eventos como comunidades de leitores, seminários internacionais, concursos de escrita, exposições de arte e apresentações multimídia. A Cooperativa Arte-Via é uma instituição sem fins lucrativos que desenvolve sua ação a nível local, regional e nacional, insere-se numa realidade de desigualdade social, económica e de género. Portanto, tentamos preencher algumas necessidades com um programa de formação informal de acordo com os princípios basilares europeus de aprendizagem ao longo da vida. Até agora, a nossa atividade sempre teve o apoio da população, de instituições públicas ou privadas, locais e regionais. Desde 1999, quando a Arte-Via foi fundada, contribuímos de forma importante para o desenvolvimento cultural, em grande parte da região onde estamos integrados. A Cooperativa Arte-Via funciona apenas com voluntários, e depende do envolvimento de todos os aprendentes e formadores que desenvolvem a sua atividade na área artística Todos estão envolvidos ativamente, participando com suas ideias, sugestões e formas de implementar e desenvolver boas práticas. A Arte-Via também coopera e interage com outras instituições locais e regionais que trabalhem no mesmo campo. Desde o início de sua fundação, a Arte-Via usa de forma prática os produtos de vários e diferentes projetos, para beneficiar os alunos adultos, no contexto da Universidade da Terceira Idade, principalmente mulheres e jovens, para que eles sintam que seu trabalho contribuiu para melhorar a qualidade das suas competências e, em geral, das suas vidas.

    Palavras-chave

    Ambient and Assisted Living, Cérebro, Cognição, Fragilidade, Imagem, Inovação

    Data de Fundação

    1999

    Data de Adesão

    2018

  • Associação Apojovi/Aposenior - Universidade da Terceira Idade

    Ensino

    A Aposenior, Universidade Senior, foi criada em 2006, como uma nova valência da Associação Apojovi, e tem como missão promover a educação não formal de adultos, promover o envelhecimento ativo através do estímulo da atividade intelectual e cognitiva e, simultaneamente, criar situações de convívio e partilha de experiências, combatendo a solidão e a ausência de projetos pós vida ativa. A aquisição de conhecimentos nas mais diversas áreas de aprendizagem é complementada com a oportunidade de participação em atividades culturais, de cidadania, e lazer. A Aposenior faz parte da Rutis (Rede de Universidades da Terceira Idade) e foi nomeada seu membro de excelência.

    Serviços/Produtos

    Cursos multidisciplinares; Workshops; Seminários; Conferências; Debates; Passeios, viagens, festas comemorativas e outras actividades que promovam o convívio entre os alunos; Promoção da participação nos grupos da Aposenior (Coro Misto, Grupo de Dança, Grupo de Cantares, Grupo de Teatro, Grupo de Cavaquinhos); Divulgação da história local; Prestação de informação acerca de serviços, direitos e deveres dos seniores; Desenvolvimento das relações interpessoais e sociais entre as diversas gerações; Promoção de atividades de voluntariado; Actividades de promoção da saúde e hábitos de vida saudáveis; Gabinete de Apoio e Encaminhamento Social.

    Palavras-chave

    Assistência Social, Cérebro, Cognição, Fragilidade, Inovação

    Data de Fundação

    2006

    Data de Adesão

    2013

  • Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra

    Inovação

    A Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra – APCC é uma instituição particular de solidariedade social , que teve o inicio da sua actividade  em 1975, ainda com o nome de NRC/APPC – Núcleo Regional do Centro da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, no sentido de criar respostas para as pessoas com necessidades especiais e suas famílias.   Desde  2005, a instituição passou a ser reconhecida  como APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra.   Tem como  Visão afirmar-se como uma organização de referência, a nível nacional e internacional, na habilitação e integração plena da pessoa com deficiência e incapacidades e outras em situação de desvantagem   A sua Missão é a de  promover a inclusão social de pessoas em situação de desvantagem, com especial incidência em pessoas com deficiência e incapacidades.   Nas Respostas Sociais desenvolvidas pela APCC são prestados diferentes serviços que vão desde os serviços especializados em  Reabilitação Médico-Funcional, os Serviços Educativos,  o Centro de Formação,  as Residências, o  Centro de Actividades Ocupacionais, o Centro de Atendimento, Acompanhamento e Animação de Pessoas com Deficiência. A APCC oferece ainda outros serviços, como o Voluntariado (incluindo serviço voluntário europeu); as Ajudas Técnicas (a  APCC é um serviço prescritor de produtos de apoio e ajudas técnicas); o Desporto, a  Expressão Plástica, a Musicoterapia, a Quinta Pedagógica, A Quinta Biológica, A Quinta Aventura; o Centro Hipico, especializado em Hipoterapia, a Oficina do Brinquedo, a Ludoteca e o Serviço de Transportes.   Actualmente a APCC conta com cerca de 300 colaboradores e, através dos serviços prestados  nas diversas respostas sociais, acompanha mais de 2.877 clientes. O âmbito geográfico de actuação abrange toda a região centro, incluindo os distritos de Aveiro, Castelo-Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Viseu, numa lógica de intervenção multidisciplinar. A Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra desenvolve projetos em diversas áreas com parceiros nacionais e internacionais, há mais de 25 anos, consideradas relevantes e estratégicas para a sua missão, tendo como propósito as dinâmicas de inovação, a transversalidade de conceitos e práticas, o envolvimento das partes interessadas e os desafios da diversidade promovendo a qualidade dos serviços e dispositivos de assistência das pessoas com deficiência. As parcerias constituem a base da sua filosofia de trabalho.   A nossa abordagem e metodologia está relacionada com a qualidade de vida em todo o ciclo de vida,  de acordo com a perspectiva da Organização Mundial de Saúde - WHOQOL.   A APCC é certificada pela Norma de Qualidade ISO 9001 e é certificada com EQUASS - Excelência e encontra-se a promover o envolvimento de suas partes interessadas - AA1000.   “Crescer de forma sustentável tem sido um permanente desafio na identificação de oportunidades de melhoria, na procura da excelência dos serviços que presta, indo ao encontro das necessidades e expectativas dos clientes, asseverados pelas relações de parceria a nível nacional e transnacional.”, in Manual de Politicas e Qualidade da APCC

    Serviços/Produtos

    A Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra desenvolve projetos em diversas áreas com parceiros nacionais e internacionais, há mais de 25 anos, tendo como propósito as dinâmicas de inovação, a transversalidade de conceitos e práticas, o envolvimento das partes interessadas e os desafios da diversidade promovendo a qualidade dos serviços e dispositivos de assistência das pessoas com deficiência. Os projetos visam contribuir para o progresso científico, tecnológico e práticas profissionais agindo em coerência com os novos paradigmas sociais e económicos decorrentes da globalização; com as várias políticas nacionais e europeias relacionadas com a Deficiência, a Inclusão; o Envelhecimento Activo e Saudável; Qualidade de Vida; a Economia Social, entre outros e, consequentemente, com os desafios daí decorrentes. A experiência como promotor e gestor de parcerias no âmbito de diversos Programas e Iniciativas acumula mais de 50 de projetos em diversas áreas. O Gabinete de Projetos da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, criado em 1994, é uma unidade direcionada para as dinâmicas de inovação e projetos. No ano de 2012, ano Europeu que assinala a importância do envelhecimento ativo e solidariedade entre gerações, a APCC desenvolveu 2 projectos inovadores: O projeto “Reconstruir memórias intergeracionais” foi um projeto financiado pelo INR cujo propósito era o de incluir pessoas com e sem deficiência, de diferentes gerações e pessoas com diversas deficiências ou limitações de funcionalidade na Oficina do Brinquedo da APCC , trabalhando sobre o levantamento das suas memórias ligadas aos brinquedos e jogos, recriando-os. O Projeto tinha como objetivo principal dinamizar a interação entre pessoas com deficiência e voluntários de diferentes gerações enquanto colaboradores ativos nos projetos da Oficina do Brinquedo da APCC, de modo a expandir, recriar e aumentar o acervo de brinquedos e materiais adaptados. Desenvolvido de 2012 a 2014, o projecto “Promoting Intergenerational Learning» foi desenvolvido no âmbito do programa Aprendizagem ao Longo da Vida, Grundtvig, cofinanciado pela União Europeia. A premissa geral é a de que as pessoas civicamente ativas podem ajudar as pessoas com deficiência a participar na sociedade. A ideia do projeto surgiu a partir da experiência que a APCC tem sobre a solidariedade entre gerações, mais precisamente sobre a sua integração no contexto da política social enquanto força motriz no apoio a projetos de desenvolvimento local. Durante dois anos 5 países parceiros desenvolveram vários workshops / seminários e módulos de formação para experimentar/testar com os grupos envolvidos: idosos, jovens e pessoas com deficiência o manual de formação TOGETHER . Em 2016, através do PRÉMIO BPI SENIORES, a APCC teve oportunidade de criar uma BOCCIATECA que é um Centro de Recursos que disponibiliza equipamento desportivo e materiais, aberto à comunidade e que oferece um programa estruturado de atividades desportivas – BOCCIA - para a população sénior, as pessoas com deficiência e/ou incapacidade, com o envolvimento de jovens voluntários.

    Palavras-chave

    Ambient and Assisted Living, Assistência Social, Atividade Física, Cognição, Cuidados de Saúde, Fragilidade, Imagem, Inovação, Mobilidade, Quedas

    Data de Fundação

    1975

    Data de Adesão

    2017

  • Associação Exploratório Infante D. Henrique

    O Exploratório Infante D. Henrique, primeiro centro interativo de Ciência em Portugal, foi constituído em 1995 como associação sem fins lucrativos, tendo a Universidade de Coimbra e a sua Faculdade de Ciências e Tecnologia como principais associados fundadores e a Casa Municipal da Cultura de Coimbra como anfitriã. Nasceu da iniciativa do Estado de criação de centros de iniciação à ciência, dirigidos à população em geral, nos anos 90. Em 1998, foi integrado na rede de Centros Ciência Viva, como centro pluridisciplinar, e em 2000 foi reconhecido de utilidade pública. Em 2009, passou a dispor de um edifício próprio, no Parque Verde do Mondego, com uma exposição principal dedicada às relações entre as ciências básicas e a saúde.

    Serviços/Produtos

    Exposições Interativas de Ciência; Publicações; Kits Didáticos e Brinquedos Científicos; Ateliês de Ciência; Festas de Aniversário com Ciência; Workshops/Tertúlias/Palestras; Teatro com Ciência; Oficinas de Formação para Professores; Hortas pedagógicas

    Palavras-chave

    Adesão à Terapêutica, Fragilidade, Visão, Cérebro

    Data de Fundação

    1995

    Data de Adesão

    2013

  • Associação Fraunhofer Portugal Research

    O centro de investigação Fraunhofer Portugal Research Center for Assistive Information and Communication Solutions (Fraunhofer AICOS) foi criado com o propósito de melhorar a qualidade de vida das pessoas através do desenvolvimento de soluções tecnológicas intuitivas e úteis, capazes de facilitar o seu acesso às TIC’s, procurando simultaneamente contribuir para o sucesso de mercado dos produtos e serviços dos seus clientes. Localizado no Porto, o centro de investigação Fraunhofer AICOS iniciou as suas actividades em Maio de 2008 como projecto de colaboração entre a Fraunhofer-Gesellschaft e a Universidade do Porto. O centro de investigação Fraunhofer AICOS desenvolve primariamente actividades nas áreas do Ambient Assisted Living e ICT4D, trabalhando com empresas interessadas em subcontratar/co-desenvolver os seus projectos de investigação aplicada, oferecendo-lhes competências especializadas centradas na melhoria da experiência do utilizador final e na usabilidade de aplicações. Para além destas Áreas de Actividade mais generalistas, o centro Fraunhofer AICOS tem definidas como prioritárias as seguintes Áreas Científicas em termos de estratégia de investigação: Interacção Homem-Computador; Processamento de Informação; Computação Autónoma. E as seguintes Áreas de Aplicação em termos de sectores industriais prioritários: Cuidados, Bem-estar & Inclusão.

    Serviços/Produtos

    Investigação aplicada nas áreas de Cuidados, Bem-estar & Inclusão e Soluções Móveis para Países em Desenvolvimento

    Palavras-chave

    Ambient and Assisted Living, Fragilidade, Mobilidade, Monitorização Remota, Quedas

    Data de Fundação

    2008

    Data de Adesão

    2015

  • Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem (AIBILI)

    Inovação
    Investigação

    http://www.aibili.pt

    A Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem é uma Organização de Pesquisas Tecnológicas (RTO) no mercado de saúde que contribui para o desenvolvimento de novos produtos para a imagem latente de saúde, empresas farmacêuticas e de biotecnologia. É uma entidade privada sem fins lucrativos criada para apoiar a transferência de tecnologia.

    Serviços/Produtos

    Realização de Estudos Clínicos; Planeamento, Coordenação, Acompanhamento das Atividades de Investigação Clínica; Avaliação das Tecnologias da Saúde; Classificação de Exames Oftalmológicos; Investigação e Desenvolvimento em Novas Tecnologias para a Medicina nas áreas de Imagiologia, Ótica e Fotobiologia; Estudos Pré-clínicos de Novas Moléculas com Potencial Uso Medicinal; Estudos de Farmacologia Clínica

    Palavras-chave

    Diagnóstico, eHealth, Imagem, Visão

    Data de Fundação

    1989

    Data de Adesão

    2013

  • Associação para o Pólo de Competitividade das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica - TICE.PT

    Ensino
    Investigação

    http://www.tice.pt

    Palavras-chave

    não disponível

    Data de Fundação

    não disponível

    Data de Adesão

    2015

  • Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM)

    Ensino

    Aguardamos o envio da informação pela entidade.

    Palavras-chave

    não disponível

    Data de Fundação

    1962

    Data de Adesão

    2020

  • Bluepharma

    Inovação
    Investigação

    https://www.bluepharma.pt/

    A Bluepharma é uma empresa farmacêutica de capitais privados, localizada em Coimbra. Através das empresas do grupo, oferece uma abordagem integrada do processo de descoberta e desenvolvimento de medicamentos, que inclui investigação inovadora em novas entidades químicas (NEQ) e novas entidades terapêuticas (NET - baseada em plataformas inovadoras para a entrega de moléculas já conhecidos) bem como o desenvolvimento, fabricação e comercialização de formas farmacêuticas sólidas.

    Serviços/Produtos

    Produção de medicamentos próprios e para terceiros; Investigação, desenvolvimento e registo de medicamentos; Comercialização de medicamentos genéricos

    Palavras-chave

    Adesão à Terapêutica, Biomarcadores, Cuidados de Saúde, Inovação

    Data de Fundação

    2001

    Data de Adesão

    2013

  • Câmara Municipal da Mealhada

    Inovação

    Palavras-chave

    Assistência Social, Atividade Física, Fragilidade

    Data de Fundação

    não disponível

    Data de Adesão

    2013

  • Câmara Municipal de Tondela

    A Câmara Municipal de Tondela tem como missão promover o desenvolvimento do Município em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.  Áreas como a saúde, ação social, cultura e desporto colocam o Concelho de Tondela no caminho para um Envelhecimento Ativo.

    Serviços/Produtos

    Definir e executar políticas municipais tendo em vista a defesa dos interesses, a satisfação das necessidades e o aumento da qualidade de vida da população local

    Palavras-chave

    Assistência Social, Atividade Física, Cuidados de Saúde, Fragilidade

    Data de Fundação

    1836

    Data de Adesão

    2013

  • Casa do Povo da Abrunheira

    A Casa do Povo de Abrunheira, é uma IPSS de Montemor-o-Velho, fundada a 25 de Novembro de 1961. Dispõe de Centro de Dia; Apoio Domiciliário; Residência Sénior do Baixo Mondego; Centro Social Sénior; Complexo Social Sénior, num total de 140 utentes. Possui um estabelecimento denominado por (Se)Mente – Unidade Geral que alia a medicina convencional à alternativa com serviços de fisioterapia, psicologia, enfermagem, medicina, terapia da fala, massagens, naturopatia, acupunctura, actinoterapia e terapia ocupacional. Promove Formação Profissional, e aposta também na Cultura possuindo uma sala de espetáculos e uma Casa de Artistas com alojamento e páteo temático para desenvolvimento de trabalhos artísticos.

    Serviços/Produtos

    Presta apoio à população idosa residente nas suas instalações e à comunidade residente na freguesia de Abrunheira e limítrofes, dando resposta às necessidades de cada pessoa, prestando cuidados através do Serviço de Apoio Domiciliário 24 horas e institucionalização em Estrutura Residencial, Centro Sénior e Complexo Social Sénior, a um total perto da centena e meia de utentes. Presta apoio a nível da saúde, disponibilizando serviços de Enfermagem, Fisioterapia, Terapia da Fala, Psicologia, Terapia Ocupacional, Naturopatia entre outros. A Casa do Povo de Abrunheira promove atividades de carácter cultural, recreativo e desportivo. Possui ainda uma equipa de Boccia Sénior, da qual fazem parte idosos residentes na instituição e da comunidade em geral. O plano de atividades todos os anos é revisto tendo em conta o estado físico e psicológico dos utentes e integração dos que a nós se vão juntando e engloba ações e atividades desenvolvidas pelos seniores de acordo com as suas preferências e competências, resultando em atividades de trabalhos manuais, dança, música e teatro, Grupo de Cantares e ateliers de expressão. Estes dispõem igualmente de uma biblioteca de acesso livre, com um considerável acervo de livros. Na presente edição encontra-se a desenvolver atividades de Arte Urbana, convidando um artista internacional que tem vindo a criar uma verdadeira Galeria de Arte indoor/outdoor, com representações em diversos edifícios da Instituição, sejam caracterizações da vida quotidiana local de outrora, seja com os factos mais importantes que marcaram as várias décadas da história contemporânea, numa vertente de Arteterapia, ou seja, estas representações fazem parte de um projeto mais alargado, constituindo-se como uma ferramenta de acompanhamento e tratamento de demências e equiparadas, as doenças que atualmente mais afetam os idosos em Portugal. Suportada por uma equipa de técnicos de várias especialidades responsável pelo apoio permanente na área da saúde, mas também na prevenção, avaliação, acompanhamento e supervisão de tudo o que garante o bem-estar físico e psíquico dos nossos utentes. A comunidade também é englobada - anualmente realizamos o Simpósio Nacional da Doença de Chron, que traz até nós alguns dos mais prestigiados especialistas a nível nacional, ações de sensibilização e informação sobre diversas temáticas, supervisão da área alimentar, tendo em conta as restrições individuais dos nossos utentes, adequação e pertinência das várias propostas de animação sociocultural, encaminhamento e acompanhamento a consultas externas, com viaturas próprias devidamente apetrechadas para transporte de doentes não urgentes, possuindo também ginásio de reabilitação física e piscina para hidroginástica. A inovação Social está presente no dia-a-dia e em curso está a desenvolver a candidatura para um projeto de grande relevância e envergadura na área neurosensorial, para acompanhamento e tratamento de doenças neurodegenerativas.

    Palavras-chave

    Assistência Social, Atividade Física, Cérebro, Cognição, Cuidados de Saúde, Diagnóstico, Imagem, Inovação, Mobilidade, Visão

    Data de Fundação

    2018

    Data de Adesão

    2018

  • Cediara

    Inovação

    A Cediara é uma IPSS, que tem por objetivo o apoio à infância, terceira idade e saúde mental. Carateriza-se pelo trabalho diferenciador na promoção do envelhecimento ativo e bem-sucedido, através da criação de serviços inovadores de capacitação e reabilitação geriátrica. No seguimento da implementação de programas de estimulação cognitiva e do desenvolvimento de terapias não medicamentosas, a Cediara tem conseguido o reconhecimento público pelo resultado do trabalho realizado com os seus utentes e comunidade, procurando o apoio mútuo junto do seus parceiros como forma de aperfeiçoamento e crescimento, contribuindo também para a disseminação de boas práticas através da formação de técnicos e apresentações públicas do trabalho desenvolvido.

    Serviços/Produtos

    Centro de Dia; Centro de Convívio; Serviço de Apoio Domiciliário; Saúde Mental; Reabilitação Neurológica; Ação Social

    Palavras-chave

    Assistência Social, Atividade Física, Cognição, Inovação, Mobilidade

    Data de Fundação

    2006

    Data de Adesão

    2016

  • Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola Nº 10 (CASPAE)

    Palavras-chave

    Assistência Social, Atividade Física

    Data de Fundação

    não disponível

    Data de Adesão

    2013

  • Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

    Palavras-chave

    Adesão à Terapêutica, Ambient and Assisted Living, Cuidados de Saúde, eHealth, Fragilidade

    Data de Fundação

    1988

    Data de Adesão

    2015

  • Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra

    Ensino
    Investigação

    http://www.uc.pt/org/ceisuc

    O Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra (CEISUC) é um centro de investigação multidisciplinar. Engloba diversos doutorados com competências em diferentes áreas científicas e a nossa equipa de investigação inclui investigadores em áreas como economia, gestão, matemática, administração da saúde, medicina, enfermagem, fisioterapia e psicologia. Apesar desta diversidade, e aproveitando-se de um real ambiente multidisciplinar, um conjunto comum de interesses de investigação agrega os nossos membros. Todos estes interesses são agregados no conceito de investigação em sistema/serviços de saúde, em especial no contexto português. CEISUC é o maior centro de Português, orientado especificamente para esta área de conhecimento.

    Serviços/Produtos

    O CEISUC tem quatro linhas temáticas principais: (A) Sistema de saúde; (B) Valor na saúde; (C) Pessoas na saúde; e (D) Trajetórias em saúde. Dentro da linha temática 'sistema de saúde', lidamos com a governança do sistema; na linha temática 'valor em saúde', partilhamos a ideia de que a missão principal dos cuidados de saúde é conseguir o maior valor para os cidadãos, visando, ao mesmo tempo, melhor sustentabilidade do sistema de saúde; a terceira linha temática 'pessoas na saúde' aborda a componente humana dos cuidados de saúde, incluindo utilizadores, cuidadores e profissionais de saúde. Finalmente, na linha temática 'trajetórias em saúde ' estuda-se a saúde ao longo do tempo para os doentes, familiares ou comunidades.

    Palavras-chave

    não disponível

    Data de Fundação

    1997

    Data de Adesão

    2015

  • Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território - Universidade de Coimbra

    Investigação

    http://www.cegot.pt

    O Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra é um centro de investigação reconhecido formalmente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia em 2008. Conta com o contributo de 52 membros integrados (doutorados) e 83 estudantes de doutoramento, resultando do esforço cooperativo dos departamentos de Geografia das Universidades de Coimbra, Porto e Minho. Um dos grupos deste Centro tem como temática Cidades, Competitividade e Bem-estar. Este grupo desenvolve investigação sobre questões urbanas, designadamente na compreensão da organização das áreas urbanas e das suas múltiplas relação e sobreposições escalares. A abordagem considera as vantagens de compreender o território nacional através do estudo das metrópoles e cidades, mas também das variadas formas de urbanidade e da forma como as áreas urbanas consolidadas e difusas se relacionam com os espaços de baixa densidade. As dimensões relacionadas com o bem-estar da população, a inovação e competitividade territorial são privilegiadas, enfatizando as questões da saúde, transportes e economia numa perspetiva centrada na compreensão e/ou ação na distribuição territorial.

    Serviços/Produtos

    Investigação

    Palavras-chave

    Assistência Social, Cognição, Mobilidade

    Data de Fundação

    2008

    Data de Adesão

    2013

  • Centro de Investigação em Antropologia e Saúde

    Ensino
    Investigação

    Palavras-chave

    Fragilidade

    Data de Fundação

    não disponível

    Data de Adesão

    2013

  • Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais

    Inovação

    Aguardamos o envio da informação pela entidade.

    Palavras-chave

    não disponível

    Data de Fundação

    1996

    Data de Adesão

    2020

  • Centro de Neurociências e Biologia Celular

    Ensino
    Investigação

    http://www.cnbc.pt

    O Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) é um instituto de investigação sem fins lucrativos e foi fundado em 1990 com o objetivo de desenvolver a investigação biomédica e o ensino pós-graduado multidisciplinar na Universidade de Coimbra. O CNC foi o primeiro Laboratório Associado constituído em Portugal e tem, desde entã,o aumentado o leque de competências científicas, com particular destaque para o estudo dos mecanismos fundamentais de envelhecimento e doenças neurológicas. 

    Serviços/Produtos

    Laboratório de Bioquímica Genética; Laboratório de Neuroquímica; Laboratório de Genética Molecular de Cardiopatias; Laboratório de Neuroquímica; Laboratório de Neurogética e Genética da Visão

    Palavras-chave

    Biomarcadores, Cérebro, Cognição, Fragilidade, Imagem

    Data de Fundação

    1990

    Data de Adesão

    2013

  • Centro Interdisciplinar para o Estudo da Performance Humana

    Ensino
    Investigação

    http://ciper.fmh.ulisboa.pt

    O Centro Interdisciplinar para o Estudo da Performance Humana é uma unidade de Investigação financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Educação e da Ciência, afirmada nos planos científico, de formação avançada e de transferência de conhecimento para os tecidos desportivo, saúde e educativo, em colaboração com outras unidades de I&D e instituições que interagem na saúde e no exercício.  O programa de investigação visa contribuir para o conhecimento do desempenho e dos estilos de vida de diferentes populações (por exemplo, pessoas idosas, com deficiência, atletas) nas suas interações com a Atividade Física, bem como as consequências desta última ao longo da vida, na saúde e no bem-estar.

    Serviços/Produtos

    Investigação; Transferência de Conhecimento para os Tecidos Desportivo, Saúde e Educativo

    Palavras-chave

    Fragilidade, Mobilidade, Quedas

    Data de Fundação

    2004

    Data de Adesão

    2013

  • Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto

    O Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRsp) é uma unidade orgânica de investigação do Instituto Politécnico de Leiria, com autonomia científica e administrativa desde fevereiro de 2009, no seguimento da acreditação pela Fundação para a Ciência e Tecnologia em 2008. Este centro de investigação tem como principal objetivo a produção de conhecimento científico e tecnológico, que contribua para o desenvolvimento de novos produtos, materiais e processos mais eficientes e sustentáveis. A sua área de reconhecimento é a Engenharia Mecânica, contudo os sucessivos desafios que têm sido lançados a este centro, associados à elevada qualificação dos seus recursos humanos, têm-lhe conferido uma dinâmica institucional de destaque num conjunto de outras áreas de conhecimento, concretamente, médica, automóvel e aeronáutica. Há uma importância crescente destas áreas, que complementam e enriquecem a sua estratégia de intervenção. Constituindo as alterações demográficas, uma questão societal de extrema importância, que afeta em particular o nosso país, e com bastante expressão na região em que nos inserimos, o CDRsp associa-se à necessidade dar o seu contributo para a promoção do envelhecimento ativo, através do desenvolvimento de novos produtos e estratégias de atuação na área da fabricação aditiva, em parcerias nacionais, mas também internacionais.

    Serviços/Produtos

    O CDRsp procura desenvolver e implementar soluções, em nosso entender, de valor acrescentado, muitas vezes disruptivas e de carácter singular, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população idosa, e consequentemente, para a promoção do seu bem-estar. A título resumido, identificamos um conjunto de produtos que advêm destes projetos, e que têm um impacto muito positivo na evolução da atual sociedade, pelos efeitos que produzem na vida dos cidadãos, em particular dos idosos, a saber: artigos de auxílio físico para idosos; assento e costas de uma cadeira destinada a ambiente hospitalar feita a partir de vários tipos de materiais e compósitos plásticos; programa de exercício físico baseado no indivíduo para a redução da dor, aumento da independência funcional e redução dos custos associados ao diagnóstico de osteoartrose; novo sistema de micro-co-extrusão com a capacidade de extrudir filamentos interior e exterior para a criação de implantes temporários para regeneração da cartilagem; scaffolds híbridas e funcionais; sistema de biofabricação para a produção de novos substitutos biológicos - scaffolds 3D para o tratamento da osteoporose, doença óssea associada ao envelhecimento da população; implantes biomédicos para substituir partes afetadas da cartilagem através de estruturas 3D impressas mimetizando a cartilagem natural.

    Palavras-chave

    Ambient and Assisted Living, Atividade Física, Cuidados de Saúde, Diagnóstico, eHealth, Fragilidade, Inovação, Monitorização Remota, Quedas

    Data de Fundação

    2007

    Data de Adesão

    2018

  • Cnotinfor

    Ensino
    Inovação

    http://www.cnotinfor.pt

    A Cnotinfor é uma empresa portuguesa de inovação focada na área da Aprendizagem Enriquecida pela Tecnologia e Software Inclusivo que se dedica à pesquisa e desenvolvimento de soluções integradas para a educação. A sua aposta em soluções integradas e especializadas para o ensino e aprendizagem incluem software, hardware, formação certificada, acompanhamento e consultoria.

    Serviços/Produtos

    Software educativo apresentado sob a marca registada Imagina; Software e hardware para Necessidades Educativas Especiais; Hardware e tecnologias interativas; Formação; Desenvolvimento tecnológico e investigação

    Palavras-chave

    Inovação, eHealth

    Data de Fundação

    1988

    Data de Adesão

    2013

  • Companhia das Águas Medicinais da Felgueira

    A água mineral natural das Caldas da Felgueira é de natureza sulfúrea primitiva, com pH de 8,4, é bicarbonatada, sódicas, fluoretada e mesotermal (35,8ºC). Captada em profundidade, a sua estabilidade e pureza é garantida por um controlo permanente quer em termos bacteriológicos, quer em termos físico-químicos. O Centro Termal das Caldas da Felgueira dispõe de modernas e amplas instalações e está vocacionado para o tratamento de doenças do foro respiratório, como asma, bronquite, rinite e sinusite, e músculo-esquelético, como a osteoartrose e a reabilitação articular e muscular com bons resultados nas artropatias traumáticas, particularmente no pós-operatório ortopédico. As Caldas da Felgueira possuem uma equipa multidisciplinar, constituída por médicos, técnicos superiores de diversas áreas da saúde (Nutricionista, Professores de Educação Física, Fisioterapeuta, Motricidade Humana) e Técnicos de Termalismo, que desenvolvem uma intervenção focada em cada um dos clientes, com respostas adequadas às suas necessidades específicas.

    Serviços/Produtos

    Termalismo/Saúde e Bem-Estar

    Palavras-chave

    Cuidados de Saúde, Fragilidade

    Data de Fundação

    1882

    Data de Adesão

    2014

  • Conselho Empresarial do Centro - Câmara de Comércio e Indústria do Centro (CEC)

    O Conselho Empresarial do Centro - Câmara de Comércio e Indústria do Centro (CEC) constitui uma Associação sem fins lucrativos representativa das Associações Empresariais da NUT II Centro, bem como dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu. Tem como finalidade o desenvolvimento homogéneo e sustentado, estudo, defesa e promoção das empresas e dos interesses socio-económicos da Região Centro, mediante a unidade, cooperação e representação das respetivas estruturas associativas empresariais e outras organizações que o integrem, bem como a articulação em rede com os diferentes atores, públicos e privados, regionais, nacionais e internacionais, na prossecução dos seus fins.

    Serviços/Produtos

    Câmara de Comércio e Indústria; Emissão de Certificados de origem; Emissão de Certificados de Venda Livre; Certificação de Fotocópias; Reconhecimento de Assinaturas; Certificação de Documentos Originais; Tradução e Certificação de Tradução de Documentos; Internacionalização; Inovação e Empreendedorismo; Qualificação e Competência

    Palavras-chave

    Assistência Social, Inovação, eHealth

    Data de Fundação

    1993

    Data de Adesão

    2014

  • Escola Superior de Educação de Coimbra

    Palavras-chave

    Adesão à Terapêutica, Assistência Social, Fragilidade

    Data de Fundação

    não disponível

    Data de Adesão

    2014

  • Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC)

    Ensino
    Investigação

    Palavras-chave

    Assistência Social, Cognição, Fragilidade, Mobilidade, Quedas

    Data de Fundação

    não disponível

    Data de Adesão

    2013

  • Evolute Health Informatics

    Inovação
    Investigação

    http://evolute.pt

    “Evolute” denomina uma empresa de informática para a saúde, que desenvolve sistemas informáticos, a modulação de bio-sensores e a sua integração com aplicativos de monitorização e controle de doenças crónicas, e para a avaliação de desempenho e saúde no desporto. Com sede no Parque Tecnológico de Óbidos, a empresa foi fundada em 1999,  emprega 16 colaboradores muito qualificados para a execução de projetos complexos no ecossistema de saúde, abrangendo três grandes áreas: (1) Diabetes; (2) Exercício e Saúde e; (3) Desporto e Saúde. A empresa gere o seu próprio centro de dados, incrementando o desempenho dos seus projetos, particularmente na coleta e tratamento de elevada quantidade de dados (big data) e, bem assim, no emprego de tecnologias assistidas e conectividade sob diferentes dominios (sensores, dispositivos, telefones e edifícios) e canais distintos (satélite, 3G, 4G, wifi, bluetooth e malhas híbridas). A nossa Divisão de IDI atua especialmente em projetos nas áreas de exercício e saúde, desempenho, táticas e saúde, bio-sensores para a diabetes, HL7 (intercâmbio, a integração, compartilhamento e recuperação de informações de saúde electrónicos).   A Evolute é associada da HCP (Health Cluster Portugal), AIP (Associação das Indústrias Portuguesas) e APDSI (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação). Mantemos projetos em cooperação com o INESC Microsistemas e Nanotecnologias, Laboratório Exercício e Saúde da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e Uninova, da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.

    Serviços/Produtos

    I&D&I: Implantação de tecnologias inovadoras, em particular aqueles relacionsa fazer a captura e processamento de dados de saúde a partir de bio-sensores e análise preditiva, dados grandes conjuntos de análise sobre doenças crônicas e desempenho esportivo e sistemas médicos interoperabilidade HL7, ASTM e DICOM. Dispositivos de integração: a captura de dados médica, a partir da máquina de vista do médico de EHR, e-dispositivos (GPS, monitores de pressão arterial, heatbeat, medidores de glicose no sangue e bombas de insulina). Infra-estrutura: alojamento e hospedagem, computação em nuvem, IaaS, PaaS, SaaS, gestão de banco de dados e serviços de aplicativos. Produtos: PACS (Osirix visualizador DICOM); EvoluteFarma (E-receita médica); E-exames; Evo-SHST (operações em Saúde, Higiene e Segurança Serviços). Empresa credenciada pelo COMPETE para a prestação de serviços na Vale-Inovação Portugal 2020 sob Programa de Incentivo.

    Palavras-chave

    Ambient and Assisted Living, eHealth, Inovação, Mobilidade, Monitorização Remota

    Data de Fundação

    2003

    Data de Adesão

    2015

  • Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

    Ensino
    Investigação

    http://www.uc.pt/fpce

    Palavras-chave

    Assistência Social, Cérebro, Cognição, Diagnóstico

    Data de Fundação

    não disponível

    Data de Adesão

    2013

  • Fundação ADFP – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional

    Inovação

    http://www.adfp.pt

    A Fundação ADFP – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional, é uma Instituição de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, com estatuto de utilidade pública, que prossegue a atividade da Associação para o Desenvolvimento e  Formação Profissional, nascida em Novembro de 1987 e sediada em Miranda do Corvo. A Fundação ADFP investe em pessoas através da criação e inovação de respostas sociais, orientadas para o convívio inter-geracional, a integração de pessoas com deficiência, doença mental ou minorias étnicas e promoção do desenvolvimento local sustentado.

    Serviços/Produtos

    Intervenção Social; Inclusão Social e Laboral; Serviços no Setor da Saúde; Intervenção na Área Cultural e Desportiva

    Palavras-chave

    Assistência Social, Adesão à Terapêutica, Fragilidade, eHealth

    Data de Fundação

    1987

    Data de Adesão

    2014

  • Fundação Bissaya Barreto

    Ensino
    Inovação

    http://www.fbb.pt

    A Fundação Bissaya Barreto é uma instituição particular de solidariedade social de utilidade pública, sedeada em Bencanta, Coimbra. Prossegue, desde a sua criação, em 1958, o objetivo de dar continuidade à Obra Social criada e legada pelo patrono, Fernando Bissaya Barreto, ilustre médico e professor universitário que, na região centro do país, edificou e orientou alargada rede de organismos assistenciais, educacionais, formativos e culturais, num exemplo de ímpar visão e empreendedorismo social. Nos termos dos estatutos em vigor, a Fundação tem por objetivo contribuir para a promoção da população da região centro, através do propósito de dar expressão organizada ao dever de solidariedade e de justiça social entre os indivíduos, podendo, todavia, vir a estender-se a outras localidades do País, por deliberação do Conselho de Administração. (art.º 2º) e propõe-se a apoiar, promover e realizar atividades nos âmbitos Social, Educação, Saúde, Cultura, Formação Profissional e outros que venham a tornar-se possíveis e necessários desde que respeitem a obra e o espírito do fundador. (art. 3º)

    Serviços/Produtos

    Intervenção nas áreas de cultura, educação, ensino superior, formação e assistência social.

    Palavras-chave

    Assistência Social, Adesão à Terapêutica, Cognição, Fragilidade, eHealth

    Data de Fundação

    1958

    Data de Adesão

    2013

  • Fundação Lourenço Júnior

    A Fundação tem como objetivo principal assistir e acolher, pessoas com maiores dificuldades ou inválidas na terceira idade como tal as com mais de sessenta anos de idade. Trabalha diariamente na igualdade de oportunidades e na INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS IDOSAS, defendendo a necessidade do acesso destas pessoas a todas as dinâmicas da sociedade civil, com vista à promoção de uma cidadania plena e esclarecida. Para tal, foi construído uma Estrutura Residencial de Apoio a Idosos na histórica vila de Abiul, Pombal, ao qual acresce as valências de Centro de Dia e Apoio Domiciliário. Nesta estrutura, graças a uma equipa multidisciplinar, prestam-se os cuidados necessários para o bem-estar dos seus clientes e das suas famílias. São promovidas e dinamizadas diversas atividades de convivo, de fisioterapia, passeios culturais, jogos de estimulação cognitiva, entre outros. Ainda, como entidade socialmente responsável na comunidade onde se insere, a Fundação prossegue fins de promoção cultural e educativa da população, designadamente, apoiando a formação em informática para seniores, formação em música, promove atividades de exercício físico e de cultura popular. A Fundação Dr. José Lourenço Júnior é membro do Centro Português das Fundações e Associada da CNIS. Tem a Certificação da Qualidade ao abrigo da Norma EN ISO 9001:2015, na Gestão e prestação de Serviços de ERPI, SAD E CD

    Serviços/Produtos

    A Fundação tem vindo a delinear e a implementar ações conducentes à promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável, sendo que destacamos as seguintes Boas Práticas: 1. “Centro de Inclusão Digital Cyber_Sénior”: projeto que se iniciou em 2016, visando a disseminação das novas tecnologias à população sénior. Numa altura em que muitos idosos não têm acesso ou são iletrados em relação às novas tecnologias, a Fundação apresentou a iniciativa de inclusão digital da comunidade sénior, através interação próxima com jovens estudantes do ensino profissional sendo estes os formadores dos seniores, promovendo mais do que formação em informática, o encontro de gerações, o combate ao isolamento e o aumento da autoestima. Com esta iniciativa, que ainda decorre, a Fundação recebeu o Prémio Maria José Nogueira Pinto em Responsabilidade Social em 2016 , o qual foi distinguido pelo Júri como o projeto que melhor corresponde ao conceito “socialmente responsável na comunidade em que nos inserimos”. Já atingiu mais de 50 idosos, em 165 horas de formação e 31 jovens “formadores”. 2. “Na Onda das Tecnologi@s”: iniciou em Fevereiro de 2017, no Lar Otília Lourenço, a implementação de um sistema interativo (denominado SiosLife) adaptado às capacidades e às necessidades específicas dos utentes. A boa prática em curso, integra as novas tecnologias com os utentes, sendo uma nova ferramenta de estimulação cognitiva que permitem trabalhar com os idosos de forma diferente, nomeadamente trabalhando as suas capacidades motoras e cognitivas a par do simples entretenimento. Através de uma solução tecnológica inovadora, os utentes dispõem de um ecrã tátil de grandes dimensões, ao qual acedem através de um login personalizado, têm um perfil próprio e podem, de forma livre e espontânea, ler notícias, ouvir musica, jogar diversos jogos de estimulação cognitiva, partilhar momentos com os familiares. São ainda promovidos jogos em grupo, que exercitam a mobilidade e atividades de grupo. 3. Adesão ao Banco de Voluntariado Dar as Mãos, promovido pela APEPI (Associação de pais e Educadores para a Infância, Pombal): participação em ações diversas para incentivar o voluntariado junto da comunidade em geral e em particular entre os seniores, como um meio de contribuir para o envelhecimento ativo. 4. Protocolo de cooperação com a Associação Fraunhofer: participação da Fundação na iniciativa “COLABORAR” pela participação de utentes da instituição em testes de usabilidade e validação, com protótipos de aplicações em desenvolvimento. 5. Seminários e Workshops: Organização e promoção de seminário anual “Envelhecimento + Ativo e Saudável”, aberto à comunidade e instituições, onde são apresentadas boas práticas em curso em áreas diversificadas, como nutrição, saúde e bem estar, desafios atuais na prestação de serviços de apoio ao idoso, integração das novas tecnologias ao serviço da população idosa. Organização e promoção de workshops temáticos (2x ano), em parceria com a DECO, sobre temas de interesse à população sénior.

    Palavras-chave

    Ambient and Assisted Living, Assistência Social, Atividade Física, Cognição, Cuidados de Saúde, Fragilidade, Imagem, Inovação, Mobilidade, Monitorização Remota, Quedas

    Data de Fundação

    1992

    Data de Adesão

    2017

  • Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a Sida"

    A FUNDAÇÃO PORTUGUESA “A COMUNIDADE CONTRA A SIDA” - FPCCSIDA, é uma pessoa coletiva de direito privado dotada de personalidade jurídica, constituída em 29 de dezembro de 1993 como Instituição Privada de Solidariedade Social, sem fins lucrativos – IPSS, criada essencialmente para o apoio a infetados e afetados pelo VIH/SIDA e seus familiares, desenvolvendo também Ações e Projetos orientados para: i) A Prevenção Primária da SIDA e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis pela Informação e Educação; ii) A Reintegração Socioprofissional de Seropositivos e Doentes com SIDA e iii) A cooperação com as Autarquias aproveitando as suas capacidades de intervenção nas áreas social, da educação e da saúde de molde a incrementar a Educação Cívica e a Luta Contra a SIDA e Toxicodependência. São objetivos desta Fundação apoio direto a pessoas que vivem com VIH – PVVIH; a indivíduos vítimas da SIDA e suas famílias, o fomento da mudança cultural e da mobilização social facilitadora da luta contra a SIDA nomeadamente através do apoio técnico, jurídico, financeiro e outro julgado conveniente para a criação e o desenvolvimento, a nível nacional, de organizações dedicadas à luta contra esta epidemia. São também objetivos o fomento e a realização de programas, ações e edições relevantes na luta contra a SIDA, particularmente nas áreas de prevenção – informação, educação e aconselhamento psicossocial e investigação científica e na promoção para a igualdade de género.

    Serviços/Produtos

    Articulando a vocação do Consórcio Ageing@Coimbra que visa a valorização do papel do idoso na sociedade e a aplicação de boas práticas em prol do seu bem-estar geral e de um envelhecimento ativo e saudável, apresentamos exemplos de Boas Práticas implementadas pela FPCCSIDA com vista à melhoria da prestação e acessos aos cuidados de saúde. O Projeto In.Porto.Me que teve a sua origem no Projeto Fazer Pontes com a Comunidade Sénior e que visa a Promoção da Saúde, Prevenção, Rastreio e Referenciação para os Cuidados e Resultados em Saúde ao nível do VIH/SIDA da população sénior, a três níveis: 1) a prevenção, através da sensibilização e da redução dos comportamentos de risco, 2) o diagnóstico precoce, mediante o rastreio e referenciação de novos casos de VIH e 3) o apoio multidisciplinar às pessoas infetadas e afetadas, como armas na luta contra esta doença e seu impacto biopsicossocial. Recentemente, estamos a implementar o Consultório Solidário In.Porto.Me, na região do Porto visando a Promoção do Acesso a Prevenção, Rastreio e Referenciação para os Cuidados e Resultados em Saúde ao nível do VIH/SIDA da população idosa do Grande Porto, sobretudo através da disponibilização gratuita de consultas de diversas especialidades aos/às idosos/as, em situação de vulnerabilidade económico-social, que necessitam da solidariedade de profissionais da área da Saúde (Médicos e Enfermeiros), da área Social (Psicólogos e Técnicos de Serviço Social) e da área Jurídica, para prestar os cuidados e a ajuda fundamentais à garantia da melhoria e promoção da sua qualidade de vida. As duas edições do Projeto In.Porto.Me foram distinguidos com os Prémios Gilead Génese – Comunidade, em 2015 – In.Porto.Me I – para a região do Porto, e Gilead Génese – Comunidade, em 2016 - In.Porto.Me II – para a região de Coimbra.

    Palavras-chave

    Adesão à Terapêutica, Ambient and Assisted Living, Assistência Social, Cuidados de Saúde, Diagnóstico, Fragilidade, Inovação, Mobilidade

    Data de Fundação

    1993

    Data de Adesão

    2018

  • Fundação Sarah Beirão e António Costa Carvalho

    Palavras-chave

    Adesão à Terapêutica, Assistência Social, eHealth, Fragilidade

    Data de Fundação

    não disponível

    Data de Adesão

    2013

  • Hospital de Cantanhede Arcebispo João Crisóstomo

    Palavras-chave

    Assistência Social, Cérebro, Cuidados de Saúde, Fragilidade, Mobilidade

    Data de Fundação

    não disponível

    Data de Adesão

    2014

  • Hospital Distrital da Figueira da Foz

    Inovação

    O Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE tem por missão a prestação de cuidados de saúde diferenciados de qualidade em articulação com os cuidados de saúde primários e com os demais hospitais integrados na rede do Serviço Nacional de Saúde, utilizando adequadamente os seus recursos humanos e materiais dentro dos princípios de eficácia e eficiência. Exerce a sua actividade, através de procedimentos e atitudes assentes em práticas humanistas e princípios estruturais, num quadro de permanente e actuante disponibilidade, de dignificação humana e profissional, de responsabilização e de diálogo. 1 - Na sua actividade, o Hospital rege-se pelos seguintes objectivos: a) Prestação de cuidados de saúde de qualidade, acessíveis em tempo oportuno; b) Sustentabilidade económica e financeira promovendo a eficiência na utilização dos recursos e a eficácia nos resultados. 2 - O Hospital tem como política de qualidade a melhoria contínua dos cuidados, de acordo com as necessidades e expectativas dos utentes. O cumprimento dos objectivos assumidos nos Contratos-Programa e Planos de Acção será objecto de avaliação para assegurar a concretização das metas estabelecidas pela tutela e o sucesso do Hospital enquanto serviço prestador de cuidados de saúde.

    Serviços/Produtos

    De entre diferentes projetos desenvolvidos pelo Hospital podemos destacar os seguintes: - PROJETO MUST - Avaliação do Risco Nutricional – Na União Europeia, um terço dos doentes hospitalizados, e residentes em lares para idosos, apresentam risco de desnutrição, bem como, cerca de 10% dos indivíduos com idades superiores a 65 anos. O estado de desnutrição pode comprometer a capacidade da resposta imunitária, o que poderá acentuar os riscos de infeção, úlceras de pressão, dificuldades de cicatrização, prolongar o tempo de recuperação da doença, e consequentemente o tempo de internamento, bem como, o aumento dos custos em saúde. A desnutrição constitui ainda um fator condicionante da qualidade de vida do doente, e surge associada ao aumento da taxa de mortalidade. O MUST é uma ferramenta para o diagnóstico do risco de desnutrição que permite ajudar a identificar os utentes adultos que manifestem risco de desnutrição, independentemente do respetivo índice de massa corporal. - O "Figueira Respira" é um projeto que tem como objetivo travar o avanço da doença pulmonar obstrutiva crónica na Figueira da Foz. Aumentando o número de diagnósticos de DPOC, permite uma intervenção precoce, reforça a articulação entre os cuidados de saúde primários (CSP) e o Hospital. Aposta, igualmente, quer na formação dos profissionais de saúde, quer na sensibilização da população para os seus riscos e complicações. - Cuidados de Saúde Integrados, Agendas Partilhadas – Este projeto teve início em 2014, com o objetivo geral de marcar consulta e/ou tratamento nos CSP após a alta do internamento, por iniciativa do hospital. Pretende-se com esta iniciativa ajudar nível de ansiedade na alta hospitalar; melhorar a confiança do doente no SNS; fomentar uma melhor partilha de informação clínica e aumentar o nível de segurança clínica.

    Palavras-chave

    Adesão à Terapêutica, Ambient and Assisted Living, Cuidados de Saúde, Diagnóstico, eHealth, Fragilidade, Imagem, Inovação

    Data de Fundação

    2016

    Data de Adesão

    2016

  • ICreate

    Ensino

    Somos uma associação sem fins lucrativos, com contabilidade organizada, sediada em Vila Nova de Poiares. Nascemos em 2012 e a nossa atividade educacional e cultural tem ocorrido entre Coimbra e Vila Nova de Poiares. Desde 2016, desenvolvemos iniciativas de educação, cultura e inclusão social no âmbito da participação do público idoso na comunidade. Apostamos também na publicitação e comunicação para expandir e replicar o nosso modelo de envelhecimento participativo, porque consideramos fundamental incluir os seniores no desenvolvimento das suas comunidades. Missão Dinamizar atividades que promovam o envelhecimento participativo, que contribuam para o bem-estar e para a inclusão social na comunidade. Visão Ambicionamos ser uma associação com projeção nacional no âmbito do envelhecimento participativo. Prémios Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, atribuída pelo Município de Poiares, recebido em Poiares, em 2019; Grundtvig Award, Prémio de Educação de Adultos, atribuído pela EAEA, recebido em Girona, Itália, em 2017.

    Serviços/Produtos

    Atividades do Clube dos Velhos Amigos em 2018/2019 O Clube desenvolve atividades de índole educacional, cultural e lúdico para o público sénior numa lógica informal, participativa e convivial: Lãs Solidárias – componente de solidariedade social, realizam-se xailes, gorros, mantas e botinhas de bebé, posteriormente entregues a instituições de cariz social. Mãos à Obra, constroem-se objetos de decoração, através da aprendizagem de técnicas de expressões manuais. A Minha Vida Dava um livro, recolha de memórias de vida e desenvolvimento de competências das TIC. “Se pudesse pagava à morte p’ra ela não vir” foi a primeira obra, a autobiografia de Isaura Maia. Letras Prá Vida da ESEC, visa promover a literacia e a literacia funcional, a auto-estima e a inclusão social. Velhos Amigos na Rambóia, viagens lúdico-culturais, numa ótica de intercâmbio intergeracional, convivialidade e boa disposição. Velhos Amigos em Quiaios, convívio e descanso para idosos na Colónia do Município de Poiares em Quiaios. Velhos Amigos na Rádio, programa de rádio realizado na Mundial FM, os(as) sócios(as) debatem temas como gastronomia, datas comemorativas, entre outros. Boletim do CVA, divulgação trimestral das atividades do CVA, é distribuído com o Diário de Coimbra.

    Palavras-chave

    Assistência Social, Atividade Física, Cognição, Cuidados de Saúde, Imagem, Inovação

    Data de Fundação

    2012

    Data de Adesão

    2019

  • Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde

    Inovação
    Investigação

    http://www.uc.pt/icnas

    Palavras-chave

    Biomarcadores, Cérebro, Diagnóstico, Imagem, Inovação

    Data de Fundação

    não disponível

    Data de Adesão

    2013

  • Instituto de Educação e Cidadania

    Palavras-chave

    Adesão à Terapêutica, Assistência Social, Cognição

    Data de Fundação

    não disponível

    Data de Adesão

    2013

  • Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra

    Ensino
    Investigação

    http://www.uc.pt/iii

    Palavras-chave

    Biomarcadores, Cérebro, Inovação, Visão

    Data de Fundação

    não disponível

    Data de Adesão

    2013

  • Instituto de Segurança Social, ISS, I.P. Centro distrital de Coimbra

    O Instituto da Segurança Social, I. P. (ISS, I.P.), é um instituto público de regime especial, nos termos da lei, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio. O ISS, I. P., prossegue atribuições do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social (MSESS), sob superintendência e tutela do respetivo ministro. Foi criado em janeiro de 2001 com o objetivo de instituir um novo modelo de organização administrativa, aumentar a capacidade de gestão estratégica e implementar a coordenação nacional. Enquanto organismo central, tem jurisdição sobre todo o território nacional, sem prejuízo das atribuições e competências das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. O ISS, I. P., tem sede em Lisboa e para o desenvolvimento da sua atividade conta com o Centro Nacional de Pensões, dezoito Centros Distritais e uma rede de Serviços de Atendimento. Tem por missão a gestão dos regimes de Segurança Social, incluindo o tratamento, recuperação e reparação de doenças ou incapacidades resultantes de riscos profissionais, o reconhecimento dos direitos e o cumprimento das obrigações decorrentes dos regimes de Segurança Social e demais subsistemas da Segurança Social, incluindo o exercício da ação social, bem como assegurar a aplicação dos acordos internacionais no âmbito do sistema da Segurança Social.

    Serviços/Produtos

    Componente Prestacional; Medidas de Politica Social de Proteção e Inclusão de indíviduos/ familias em situação de pobreza e exclusão; Programas de Apoio ao Desenvolvimento Social

    Palavras-chave

    Assistência Social, Monitorização Remota

    Data de Fundação

    2001

    Data de Adesão

    2013

  • Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra

    Ensino
    Investigação

    http://www.isr.uc.pt

    Palavras-chave

    Ambient and Assisted Living, eHealth, Monitorização Remota

    Data de Fundação

    não disponível

    Data de Adesão

    2014

  • Instituto Superior Miguel Torga

    Ensino
    Investigação

    http://www.ismt.pt

    O Instituto Superior Miguel Torga é um estabelecimento de ensino superior universitário, com mais de 75 anos de existência que se encontra enquadrado no âmbito do ensino superior particular e cooperativo, e integrado na rede nacional de ensino superior.

    Serviços/Produtos

    Cursos de especialização tecnológica; Cursos de 1.º ciclo (licenciaturas); Cursos de 2.º ciclo (mestrados); Investigação & Desenvolvimento; Apoio psicológico à comunidade académica e em geral (três gabinetes) e Observatório de Inserção no Mercado de Trabalho

    Palavras-chave

    Cognição, Fragilidade, Mobilidade, Quedas

    Data de Fundação

    1937

    Data de Adesão

    2014

  • Intellicare – Intelligent Sensing in Healthcare

    A Intellicare – Intelligent Sensing in Healthcare é uma empresa tecnológica que atua no mercado da saúde. A sua atividade concretiza-se na oferta de produtos e serviços inovadores e de valor acrescentado, que se adequam à nova visão de cuidados de saúde, na qual se pretende maximizar a qualidade da prestação de cuidados ao utente, atuando de forma preventiva e garantindo uma maior proximidade entre o utente e o prestador de cuidados.

    Serviços/Produtos

    Soluções de monitorização à distância de saúde e bem-estar, soluções de Ambient Assisted Living (Ambientes de Vida Assistidos) e sistemas de gestão de mobilidade e localização de pessoas e bens.

    Palavras-chave

    Monitorização Remota, Inovação, eHealth, Ambient and Assisted Living, Quedas

    Data de Fundação

    2007

    Data de Adesão

    2013

  • MediaPrimer – Tecnologias e Sistemas Multimédia, Lda.

    A MediaPrimer – Tecnologias e Sistemas Multimédia, Lda. fundada em 2000, é uma spinoff da Universidade de Coimbra, certificada (NP4457 - Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação e ISO9001 – Gestão da Qualidade), que desenvolve produtos e serviços inovadores destinados e promover um envelhecimento mais saudável. Para além da conceção e desenvolvimento de atividades que permitem o treino cognitivo da memória, atenção, funções executivas e capacidade visuoespacial, concebe e desenvolve sistemas de informação inclusivos e aplicações móveis.

    Serviços/Produtos

    primerCOG - Plataforma para estimulação e treino cognitivo para seniores saudáveis e seniores com perfis clínicos; Sistemas de informação para a saúde e bem-estar; Sistemas de mobilidade inclusiva; Acessibilidades na Web; Aplicações Multimédia.

    Palavras-chave

    Ambient and Assisted Living, Cognição, eHealth, Inovação, Monitorização Remota

    Data de Fundação

    2000

    Data de Adesão

    2014

  • Município da Figueira da Foz

    A situação estratégica e privilegiada e as margens do rico estuário do rio Mondego, levaram ao longo da história à fixação de numerosas civilizações, nas terras que viriam a constituir o concelho da Figueira da Foz. A importância adquirida pelo povoado da Figueira da Foz leva El Rei D. José, a conceder-lhe, por decreto de 12 de março de 1771, a categoria de Vila. A 20 de setembro de 1882 a Figueira da Foz foi elevada à categoria de cidade. O edifício dos Paços do Concelho é datado de 1897. O Município da Figueira da Foz situa-se no sudoeste europeu, na Costa Atlântica e na Região Centro de Portugal, beneficiando de uma excelente rede de acessibilidades rodo ferroviárias e marítimas. A cidade da Figueira da Foz dista cerca de 180 Km de Lisboa, 120 Km do Porto e 40 Km de Coimbra. Tem uma posição estrategicamente privilegiada, que potencia a sua afirmação como destino turístico de referência e como espaço económico dinâmico, com potencial endógeno e posicionamento geoestratégico promotores do desenvolvimento de atividades ligadas ao turismo, à restauração, à pesca, à indústria, à agricultura e à floresta. Dispõe de uma diversificada oferta de cuidados de saúde primários e hospitalares. Com praias ao longo da sua frente atlântica, tem excelentes condições para lazer e as suas condições naturais, o clima ameno e os espaços verdes propiciam agradáveis passeios a pé ou de bicicleta, disfrutando da nossa imensa marginal ao longo da frente marítima e fluvial e dos nossos percursos cicláveis. Os percursos pedestres proporcionam agradáveis experiências de ecoturismo, de tourings culturais e paisagísticos e a prática de desportos ao ar livre. A Figueira da Foz tem investido fortemente na promoção de estilos de vida saudáveis e na criação de condições para potenciar a qualidade de vida de quem cá vive e de quem nos visita, apresentando excelentes condições para um envelhecimento ativo e saudável. Tem sido preocupação do Município da Figueira a criação de condições para a promoção de estilos de vida saudáveis, permitindo melhor qualidade de vida para todos, ao longo do ciclo de vida.

    Serviços/Produtos

    Há longos anos, desenvolve programas e dinamiza atividades especialmente direcionadas à população sénior, nomeadamente: Cartão Figueira Sénior, STM-Serviço de Transporte Municipal, Programa Municipal “Qualidade deVida”, Passeios Figueira Sénior, Teleassistência, Atividades Figueira Sénior, Projeto Saúde Sénior, Conselho Municipal Sénior, Projeto VirtuALL, entre muitas outras atividades que permitem a prevenção e quebra de isolamento e incentivam uma vida ativa e participativa para os munícipes mais velhos, surgindo como satisfação de necessidades transversais da comunidade e como estratégia de combate das desigualdades sociais e de redução das desigualdades em saúde. Vários destes programas estão em funcionamento há bastantes anos, com comprovada aceitação e participação, constituindo boas práticas de intervenção nesta matéria. Sendo muito importante a preparação do processo de envelhecimento ativo, a começar ainda na idade adulta, a intervenção do Município na área da Saúde tem privilegiado a intervenção relativamente à alimentação saudável, a atividade física e a literacia em saúde, exatamente porque a qualidade de vida dos idosos depende, em larga medida, dos cuidados de saúde e das suas escolhas de práticas saudáveis ao longo de toda a vida. A criação do Programa Municipal Figueira Cidade Saudável, na sequência da adesão à Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, tem permitido uma intervenção orientada pelos quadros de referência da Rede Europeia de Cidades Saudáveis da OMS, com a realização de múltiplas iniciativas e atividades de prevenção do risco cardiovascular, da prevenção da DPOC, de prevenção da obesidade e da diabetes, bem como de sensibilização para o Envelhecimento Ativo e Saudável.

    Palavras-chave

    Ambient and Assisted Living, Assistência Social, Atividade Física, Cuidados de Saúde, eHealth, Fragilidade, Inovação, Mobilidade, Monitorização Remota

    Data de Fundação

    1771

    Data de Adesão

    2020

  • Município de Ílhavo

    Inovação

    Intrinsecamente ligado à Ria e inevitavelmente voltado para o Mar, o Município de Ílhavo tem nesta ligação a sua principal característica, que o distingue dos demais quer pela sua geografia, quer pela sua História. A primeira referência ao concelho/município de Ílhavo data de 13 de Outubro de 1296, reforçada pelo foral de D. Manuel I do dia 8 de março de 1514.  A Câmara Municipal de Ílhavo é o órgão executivo do Município e tem como missão definir e executar políticas que possam promover o desenvolvimento do Município de Ílhavo em diferentes áreas.

    Serviços/Produtos

    Desenvolvimento de projetos vários, destinados à população sénior, nomeadamente: - Fórum Municipal da Maior Idade: espaço multifuncional que assume a centralidade da intervenção relativa à população sénior no Município de Ílhavo; - Idolíadas – A Arte da Maior Idade: O projeto tem vindo a reunir os idosos, as instituições e a comunidade envolvente, desenvolvendo trabalhos específicos nas áreas do teatro, música, dança, arte plástica e na criação de um vídeo promocional de cada instituição participante; - Boletim informativo: trata-se de uma publicação semestral intitulada Maior Idade Ativa que aborda temas de relevo e interesse para a população sénior; - - Programa de Atividade Física Movimento Maior: boccia, danças de salão, exercícios de manutenção, hidroginástica, iniciação à natação, técnicas de relaxamento e zumba. - Projeto TeatralIdades - o projeto da Câmara Municipal de Ílhavo, para cuja prossecução foram contratados os serviços de uma encenadora, incide na área do Teatro dirigido a cidadãos com 60 ou mais anos de idade; - Espaços Maior Idade: neste âmbito, são desenvolvidas atividades de animação sociocultural; - Semana da Maior Idade: Uma semana inteiramente dedicada à população sénior organizada como forma de a manter mais ativa e mobilizada para a vida comunitária composta por visitas culturais, espetáculos de teatro, saraus; - Festival Cabelos Brancos São Arte: um Festival dedicado às artes e aos seniores da Região Centro, com animação teatral e musical, concertos, exposições, ateliês, desporto, intervenções artísticas... - "Tomarias Tu Ser Velho": diferentes equipamentos culturais e cívicos do Município constroem um plano de atividades dirigido à mudança de mentalidades das pessoas idosas e da sociedade. - "O Saber Não Ocupa": promove a discussão e reflexão em torno de várias problemáticas da atualidade, contando com a colaboração de especialistas nas temáticas. - "Uma Colher de Café com..." convida pessoas mais velhas da comunidade, que partilham o seu percurso de vida, numa conversa informal. - "Sabores Maiores": Os seniores do Município são convidados a assistirem demonstrações gastronómicas; - Vocação Maior - permite aos idosos preencherem a ocupação dos seus tempos livres com diversas tarefas / Atividades nas mais diversas vertentes, tais como social, cultural e intergeracional que vão ao encontro dos seus interesses e potencialidades. - Ílhavo In - Um miniautocarro, a preços simbólicos, que, para cada dia da semana, tem uma rota diferente, abrangendo todas as ferguesias do concelho. - Gabinete de Apoio à Família - dirigido a todas as famílias que necessitem de apoio para a adaptação a crises esperadas ou inesperadas com que se deparem. Esse apoio é gratuito e confidencial e passa pelo atendimento, aconselhamento, apoio psicoterapêutico e encaminhamento para outras respostas e serviços adequados aos problemas apresentados. - Cartão Família - O Cartão Família destina-se a agregados familiares com três ou mais dependentes, podendo ser constituídos não apenas por menores dependentes, mas também pessoas portadoras de deficiência ou pessoas idosas dependentes. Este cartão foi criado com o objetivo de promover o acesso a benefícios na aquisição de bens e serviços, proporcionados por entidades públicas e privadas do Município de Ílhavo. - Atividades pontuais: Ao longo do ano são realizadas atividades variadas tais como bailes, workshops, ações de sensibilização, Gala Movimento Maior, Sarau Maior Idade...

    Palavras-chave

    Assistência Social, Atividade Física, Inovação

    Data de Fundação

    1296

    Data de Adesão

    2016

  • Município de Oliveira do Hospital

    O concelho de Oliveira do Hospital possui uma área de 234,52 km2, e insere-se no limite do distrito de Coimbra, fazendo fronteira com os distritos de Viseu e Guarda. É delimitado a Norte pelo concelho de Nelas (distrito de Viseu), a Este pelo de Seia (distrito da Guarda), a Sul pelo concelho de Arganil (Coimbra), a Oeste confronta com o concelho de Tábua (Coimbra) e a Noroeste com o de Carregal do Sal (distrito de Viseu). Encontra-se subdividido por 16 freguesias, de acordo com a nova organização administrativa do território: Aldeia das Dez, Alvôco das Várzeas, Avô, Bobadela, União das Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca da Beira, Lagares da Beira, União das Freguesias de Lagos da Beira e Lageosa, Lourosa, Meruge, Nogueira do Cravo, União das Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços, União das Freguesias de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira, União das Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, S. Gião, Seixo da Beira e Travanca de Lagos. Localiza-se na região Centro de Portugal, pertencendo á sub-região do Pinhal Interior Norte que integra municípios de dois distritos, Coimbra e Leiria: Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande (distrito de Leiria), Arganil, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra, Penela, Tábua e Vila Nova de Poiares (distrito de Coimbra). Apesar da sua localização geográfica privilegiada (entre Viseu e Coimbra), o concelho insere-se neste território que tem apresentado dinâmicas populacionais traduzidas num contínuo declínio populacional e desertificação. De 2001 para 2011, o território perdeu 1257 habitantes, tendo passado de 22112 para 20855 residentes. Tem visto progredir o seu índice de envelhecimento, e o peso dos mais idosos sobre a população ativa e total, ao mesmo tempo que assiste a uma regressão da taxa de natalidade e ao peso dos mais jovens na população em termos globais. O concelho integra um curioso misto de realidades: por um lado, a zona norte, integrado na Plataforma do Mondego, planalto essencialmente agrícola e pecuário, com relevo para a produção de queijo da serra e, por outro lado, a zona montanhosa onde são visíveis outros sinais de desenvolvimento, nomeadamente ao nível turístico, tirando partido da beleza do Monte do Colcurinho e dos vales dos rios Alva e Alvôco, pejados de praias fluviais. A separar esta diversidade, o cordão da Estrada Nacional 17, a denominada Estrada da Beira, e a própria cidade, onde estão localizadas a maior parte das atividades económicas do concelho. Numa referência ao tecido económico do concelho, os valores mais recentes (de 2001 e 2011) indicam um reforço de emprego no setor terciário (de 44,5% para 54,5%) e um decréscimo nos setores secundário (de 50,6% para 43,0%) e no setor primário (de 4,9% para 2,6%). Historicamente, o topónimo Oliveira proveio de Ulveira – terreno alagadiço onde abundavam as ulvas; do Hospital, por ser pertença da Ordem do Hospital de São João de Jerusalém. Doada a esta Ordem por D. Tereza, mãe de D. Afonso Henriques, cedo alargou os seus domínios, vindo a ser uma das mais ricas comendas. Oliveira do Hospital recebeu Foral da sua Donatária, a Ordem do Hospital; D. Manuel I deu-lhe Foral novo em 27 de Fevereiro de 1514.

    Serviços/Produtos

    Desde há muito que o Município de Oliveira do Hospital, principalmente em parceria com as IPSS e entidades públicas sem fins lucrativos, integrantes da Rede Social local, leva a cabo uma política de apoio e acompanhamento aos cidadãos mais idosos do concelho, procurando apoiar iniciativas de cariz lúdico, social, cultural, educativo, desportivo e de saúde, que se integrem numa estratégia de promoção do envelhecimento saudável e da vida ativa. Iniciativas como o Encontro Concelhio de Idosos, existente há mais de 2 décadas, fizeram a fazem história no concelho, tendo multiplicado as actividades interinstitucionais e intergeracionais. Um diagnóstico cuidado das necessidades da população mais idosa do concelho, apoiaram, por exemplo, a constituição da Universidade Sénior do concelho; proporcionou que o CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social de Oliveira do Hospital (2009 e 2012), oferecesse aos idosos das IPSS locais, formação na área das novas tecnologias e da literacia, bem como educação física. Em 2012, Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade Intergeracional, o concelho adoptou um conjunto de práticas de animação interinstitucional e intergeracional, que importava manter e consolidar, após o términus destes projectos. Das várias iniciativas levadas a cabo pela autarquia, destacamos: - Unidade Móvel de Saúde – em parceria com a FAAD – Fundação Aurélio Amaro Diniz, IPSS com a resposta de Hospital – - Projeto de Boccia Sénior - É um desporto de cariz universal, agradável, que os idosos podem praticar com gosto, através do lançamento de bolas de pequenas dimensões. É um jogo simples, cativante e divertido, ideal também para a terceira idade. Um desporto com características que o tornam numa MODALIDADE DE ELEIÇÃO PARA TODOS, crentes de que o acesso à prática desportiva é um direito que assiste a todos os cidadãos, independentemente da sua condição. Foi ofertado a cada uma das entidades parceiras um kit para o desenvolvimento do jogo, e dada formação aos técnicos para a sua implementação nas Instituições. - Projeto Lar na Biblioteca - Deslocação d@s utentes das Instituições às Bibliotecas Municipais, para sessões de leitura em voz alta, dramatizações, promoção de hábitos de leitura, numa perspectiva interinstitucional que permite, não só a saída dos idosos do espaço institucional, mas também o convívio com outras pessoas; Teve início em 2011 e promove mensalmente a visita dos idosos ao espaço da biblioteca. - Projeto Viver a Ler + - Partindo da constatação da existência de idosos com dificuldade em deslocar-se à Biblioteca, desloca-se a Biblioteca às Instituições. Projeto itinerante, para garantia do acesso de tod@s à cultura. Os técnicos deslocam-se mensalmente às entidades aderentes, deixando livros, jornais, levando dramatizações, lendo em voz alta, lembrando histórias, lengalengas, hábitos e preservando memórias. Teve início em 2014.

    Palavras-chave

    Assistência Social, Atividade Física, Cérebro, Cognição, Cuidados de Saúde, Inovação, Mobilidade

    Data de Fundação

    1514

    Data de Adesão

    2018

  • Município de Penela

    Inovação

    O Município de Penela tem vindo a adotar uma estratégia de desenvolvimento vocacionada para a valorização e capacitação económica do concelho materializada pelo reforço da capacidade de Inovação, Competitividade e Empreendedorismo do município, tornando-o numa referência de dimensão regional ou até supra-regional. Esta aposta estratégica pretende fomentar a atração de investimento estruturante para o concelho e para a região que permita a capitalização de recursos e a fixação de população num concelho de cariz essencialmente rural.

    Serviços/Produtos

    Projecto Sou Digital: Este projecto permitiu promover junto da comunidade uma formação na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para cerca de 100 pessoas, especialmente vocacionados para o segmento sénior, num total de 300 horas formativas, lecionadas em quatro escolas até então desativadas por carência de alunos. O Município de Penela e a Fundação PT neste projecto privilegiam o envelhecimento ativo e incentivam o empreendedorismo local, conciliando por via de ferramentas tecnológicas a integração intergeracional numa sociedade cada vez mais digital.

    Palavras-chave

    Assistência Social, Cuidados de Saúde, Fragilidade

    Data de Fundação

    1137

    Data de Adesão

    2016

  • Município de Pombal

    Inovação

    Localizado no centro do país e cruzado pelos principais acessos ferroviários (Linha do Norte) e rodoviários (A1, A17, IC8 e IC2), o Município de Pombal estende-se por 626 quilómetros quadrados. A sua riqueza patrimonial não se esgota nos seus monumentos – repletos de História – mas evidencia-se também na sua paisagem diversa e bela, que permite a quem visita o Município banhar os pés nas águas da Praia do Osso da Baleia e estender os braços ao ar puro da Serra da Sicó. Com uma população residente a rondar os 54 mil habitantes, dos quais 34.128 têm entre 15 e 65 anos, o concelho tem vindo a assumir-se como um pólo central de desenvolvimento, resultante de um planeamento cuidado, que integra a estratégia municipal de promoção da atratividade industrial. A existência de recursos humanos capacitados, torna Pombal como um dos concelhos mais competitivos na Região Centro do País. Com mais de 7 mil crianças e jovens (dos 0 aos 14 anos), a Educação é um dos focos essenciais, assumindo-se como meta ambiciosa de, em 2020 todos os seus alunos do 1º Ciclo completarem com sucesso o ensino básico. Para além de ser um dos 14 Municípios que integram a primeira Rede das Cidades Criativas de Portugal, o que demonstra bem a iniciativa e vitalidade, Pombal quer assumir-se também como local privilegiado para os seniores viverem. O Envelhecimento Ativo é uma aposta. A autarquia em parceria com as Juntas de Freguesia, prepara o concelho e a cidade para a população sénior, tornando o Município mais atrativo, com uma boa rede de transportes, melhores cuidados de saúde e de mobilidade e melhorando as habitações, tornando-as mais seguras, confortáveis e adatadas à idade e condição física.

    Serviços/Produtos

    Dos vários projetos desenvolvidos pelo Município destacamos: o Programa de Apoio Municipal para Adaptação e Requalificação de Habitações (AMPARHA) que consiste na intervenção e qualificação de habitações de pessoas idosas, em situação de isolamento, adequando os espaços e as acessibilidades às suas restrições, permitindo-lhes a permanência autónoma nas respetivas habitações. O Programa Desporto para Todos que proporciona aos indivíduos com mais de 55 anos, um plano de atividade física, orientada e regular, de forma a promover o seu bem estar físico e psicológico. É constituído por 3 aulas de prática desportiva semanais: 2 de ginástica e 1 de hidroterapia. O Projeto de Teleassistência Domiciliária que pretende assegurar a permanência dos idosos, em situação de isolamento, nas suas casas, conferindo-lhes maior tranquilidade e segurança. O Plano Estratégico para a População Sénior que através da participação num conjunto de atividades diversificadas pretende valorizar o papel do idoso na sociedade e promover o envelhecimento ativo e saudável.

    Palavras-chave

    Assistência Social, Atividade Física, Inovação, Mobilidade

    Data de Fundação

    1174

    Data de Adesão

    2017

  • Município de Vila Nova de Poiares

    Inovação

    O Município de Vila Nova de Poiares, com 84,5km2 e com 7000 habitantes, pertence à Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.As atividades do MVNP vão da área ambiental, florestal, proteção civil, obras públicas, juventude, desporto, ação social, educação, saúde, cultura, turismo e empreendedorismo. Por exemplo, Meio Ambiente - atividades educacionais e outras ações ambientais. Juventude e desporto - intercâmbios e programas para jovens, programas desportivos. Ação social, educação, saúde - atividades educativas de promoção de comportamentos positivos, voluntariado, cidadania, inclusão social. Proteção Florestal e Civil - atividades educacionais e regulação florestal. A rede local inclui instituições como Companhia de Teatro, Filarmónica, coral e escola de música, Associação Empresarial e outras. O MVNP está afiliado ao Turismo do Centro de Portugal, à Associação Portuguesa de Cidades e Aldeias de Cerâmica, à Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento, entre outras redes e associações.

    Serviços/Produtos

    O Município desenvolve um conjunto de iniciativas para o envelhecimento ativo da sua população: Talentos da Maturidade – desde 2014, iniciativa de carácter cultural ocorre no Centro Cultural de Poiares às quintas-feiras, das 14horas às 16h30 minutos, sob a orientação de um técnico superior com formação na área da Educação Musical. A participação nas atividades desenvolvidas é aberta à comunidade de forma livre, gratuita descomprometida e integradora. O projeto consiste na recolha de património imaterial (músicas, receituário, lendas, rezas, mézinhas e outro) e recolha e reprodução musical. FitSénior – desde 2019 o projeto visa a entrega de um voucher de uso num ginásio recomendado a intervir com pessoas com patologias de saúde na vertente diabética, obesidade e cardiovascular, com idade superior aos 60 anos. O voucher é entregue pelo médico de família, sendo o custo com o ginásio a ser suportado pelo MVNP. Poiares Solidário e Amigo - desde 2001 se envolvem os parceiros sociais da Rede Social de Vila Nova de Poiares na organização de várias atividades no mês de dezembro, facilitando o envelhecimento ativo e o convívio intergeracional, nomeadamente: Workshops Adereços de Natal; Palestras sobre furtos, segurança habitacional e pessoal; Palestras sobre alimentação e outros cuidados de saúde, bem como, rastreios de saúde; Avós e Netos na Passerelle – desfile de modas com avós e netos e com o apoio inexcedível do comércio local; Almoço Convívio de Natal; Desporto para Séniores Clube de Velhos Amigos – O MVNP é parceiro institucional apoiando financeiramente e logisticamente o referido projeto que é desenvolvido pela Associação local ICreate, que agrega o subprojecto Letras P’ra Vida que visa a dinamização de atividades de promoção da leitura e da escrita, baseadas nas necessidades quotidianas das pessoas, e o subprojecto Velhos Amigos na Rambóia visando visitas culturais e em grupo, permitindo maior convívio e o envelhecimento.

    Palavras-chave

    Assistência Social, Atividade Física, Inovação, Mobilidade

    Data de Fundação

    1836

    Data de Adesão

    2020

  • Mutualista Covilhanense

    Com história associativa desde 1895, a Mutualista Covilhanense, com sede na cidade da Covilhã, foi criada em 1930 para “ajudar os fracos que caíssem na doença”. A saúde está na génese desta associação mutualista, que opera nesta área desde sempre, dispondo de uma rede de serviços constituída por um Centro Clínico, a valência mais antiga, uma Farmácia (desde 2013) e uma Unidade Móvel de Saúde e de Apoio Social e Psicológico (desde 2016). Reconhecida como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública, a Mutualista Covilhanense tem também valências de apoio à 3ª idade: uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, um Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário. Paralelamente, tem vindo ao longo dos anos a implementar diversos projetos nas áreas social e da saúde, abertos à comunidade em geral. Entre eles contam-se o Gabinete de Apoio ao Familiar e Pessoa Doente de Alzheimer, complementado com uma Sala Snoezelen, o “Mental Gym em Casa”, projeto de estimulação cognitiva ao domicílio que visa promover o “ageing in place”, e o “Jovens e Idosos num Clique”, com enfoque no convívio intergeracional através das novas tecnologias e que se materializa numa Sala Multimédia adaptada a seniores.

    Serviços/Produtos

    A Mutualista Covilhanense tem desenvolvido vários projetos de promoção do envelhecimento ativo e saudável. Um deles é o da Unidade Móvel de Saúde e de Apoio Social e Psicológico – “saúde + Perto de Si”. Após vários anos a atuar exclusivamente na cidade da Covilhã – através do seu Centro Clínico, Farmácia e valências de apoio à 3ª Idade –, a Associação implementou em 2016 este projeto, levando desta forma grande parte dos serviços que já prestava na sua sede social às populações das freguesias rurais do concelho, com especial incidência na mais idosa. Opera em localidades onde os serviços públicos de saúde são inexistentes ou escassos, envolvendo 25 parceiros (Município da Covilhã, Universidade da Beira Interior, núcleos de estudantes de Medicina e Ciências Farmacêuticas da universidade, entre outros). O “Saúde + Perto de Si” funciona com uma equipa multidisciplinar (médico de clínica geral, enfermeira, farmacêutica, psicóloga e técnica social). O projeto integra ainda uma iniciativa itinerante denominada de “Oficina de Atividades”, desde 2018, com ateliês temáticos semanais: Exercício Físico e Informática/Multimédia. Prémios atribuídos ao projeto: Inovar para Melhorar (União das Mutualidades Portuguesas; 2016); 1º lugar BPI Seniores (Banco BPI; 2016); Fidelidade Comunidade (Grupo Fidelidade; 2018); Prémio Boas Práticas Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro na categoria “Saúde +” (Ageing@Coimbra e CCDRC; 2018).

    Palavras-chave

    Assistência Social, Atividade Física, Cérebro, Cognição, Cuidados de Saúde, Diagnóstico, Inovação

    Data de Fundação

    1930

    Data de Adesão

    2019

  • Núcleo de Estudantes de Medicina - Associação Académica de Coimbra

    Palavras-chave

    Adesão à Terapêutica, Assistência Social, Cérebro

    Data de Fundação

    não disponível

    Data de Adesão

    2013

  • Obras Sociais do Pessoal da Câmara Municipal e Serviços Municipais de Viseu

    Inovação

    As Obras Sociais são uma Instituição Particular de Solidariedade Social, criada em 1966, composta por membros institucionais e por sócios individuais, sob a forma de associação de solidariedade social.  São membros institucionais das Obras Sociais a Câmara Municipal de Viseu, e ainda as entidades agregadas, a Câmara Municipal de Mangualde, a Câmara Municipal do Sátão, a Câmara Municipal de Penalva do Castelo, a Câmara Municipal de Oliveira de Frades, a União das Freguesias de Viseu. As Obras Sociais têm como objectivos principais o apoio à família, a protecção à infância, juventude, terceira idade e deficientes, de promoção e protecção da saúde, educação e formação profissional, a protecção das vítimas e acompanhamento dos agressores na violência doméstica, igualdade de género, prevenção e combate à violência doméstica, ao tráfico de seres humanos.

    Serviços/Produtos

    Apoio social, psicológico e jurídico; Ações de sensibilização (“Caminhar para Lembrar” e “Passeio da Memória”); Seminários (Seminário Internacional “Alzheimer: Conhecer, Compreender e Intervir e “Viseu, Cidade Amiga das Pessoas e Famílias Afetadas pela Doença de Alzheimer”); Grupo de Ajuda Mútua que promove a troca de experiências, sentimentos, ideias e opiniões para os cuidadores – formais e informais – de pessoas com a doença de Alzheimer ou outras demências; Café Memória - Em parceria com o Município de Viseu, o Instituto Politécnico de Viseu, a Alzheimer Portugal, a Sonae Sierra e a Novartis dinamizamos o Café Memória, um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como os respetivos familiares e cuidadores, para partilha de experiências e suporte mútuo; “Envelhecer no século XXI” – em parceria com a FNAC Viseu e a Escola Superior de Educação de Viseu desenvolvemos múltiplas atividades: ciclo de cinema, apresentação de livros, divulgação de estudos, apresentação de projetos inovadores.

    Palavras-chave

    Assistência Social, Cérebro, Cognição, Diagnóstico, Fragilidade, Inovação

    Data de Fundação

    1966

    Data de Adesão

    2016

  • Observatório de Interações Planta-Medicamento (OIPM)

    Investigação

    http://www.oipm.uc.pt

    Este Observatório tem como objetivo a avaliação das Interações Planta-Medicamento que ocorrem em Portugal podendo alargar a sua ação a outros países se para isso for solicitado. Para além de promover o conhecimento científico nesta área, o Observatório está em condições de contribuir para a fundamentação e avaliação das Interações Planta-Medicamento em Portugal, constituindo-se, deste modo, como um instrumento fundamental de investigação e de divulgação científica.

    Serviços/Produtos

    Apoio à comunidade no que diz respeito às interações planta-medicamento.

    Palavras-chave

    Adesão à Terapêutica

    Data de Fundação

    2011

    Data de Adesão

    2013

  • Ordem dos Farmacêuticos - Secção Regional do Centro

    Palavras-chave

    Adesão à Terapêutica, Cérebro, Cuidados de Saúde, Visão

    Data de Fundação

    não disponível

    Data de Adesão

    2013

  • Peroneo

    O PERONEO é uma instituição de prestação de serviços, tendo como objeto social a prestação de cuidados de saúde e Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho (SHST). Ao nível da saúde tem como missão, proporcionar cuidados de saúde de proximidade, em tempo útil, com eficiência e qualidade, centrados nas necessidades dos indivíduos, família e comunidade a custos socialmente comportáveis.

    Serviços/Produtos

    Cuidados Médicos, Cuidados de Enfermagem, Cuidados de Fisioterapia, Cuidados de Terapia da Fala, Cuidados Psicossociais e Cuidados de Nutrição.

    Palavras-chave

    Cognição, Fragilidade, Cérebro, Mobilidade, Quedas

    Data de Fundação

    1988

    Data de Adesão

    2012

  • REPLICAR SOCIALFORM

    Ensino
    Inovação

    A REPLICAR SOCIALFORM é uma instituição que contribue para o reforço de competências de técnicos que intervenham com a população idosa, sensibilizando-os e formando-os para a promoção do envelhecimento ativo e bem-sucedido, seguindo uma abordagem multidimensional do idoso, fornecendo informação, técnicas e instrumentos de trabalho específicos e estrategicamente concebidos para a intervenção geriátrica, que lhes permitam uma atuação eficiente e geradora de mudança dos cuidados ao idoso, facilitadores da sua autonomia e consequente qualidade de vida.

    Serviços/Produtos

    Produtos:Concepção e comercialização de jogos geriátricos inovadores, com o objetivo de estimular diversos domínios cognitivos, sensoriais e sociais da população idosa, com ou sem défices cognitivos, bem como, outros instrumentos e materiais com o objetivo de restaurar a capacidade funcional das pessoas com DCL, otimizando o potencial individual e minimizando os riscos de disfuncionalidade, facilitando a sua qualidade de vida e amenizando as alterações do envelhecimento. Serviços Concepção e comercialização de jogos geriátricos inovadores, com o objetivo de estimular diversos domínios cognitivos, sensoriais e sociais da população idosa, com ou sem défices cognitivos, bem como, outros instrumentos e materiais com o objetivo de restaurar a capacidade funcional das pessoas com DCL, otimizando o potencial individual e minimizando os riscos de disfuncionalidade, facilitando a sua qualidade de vida e amenizando as alterações do envelhecimento.

    Palavras-chave

    Cérebro, Cognição, Inovação

    Data de Fundação

    2014

    Data de Adesão

    2016

  • SAMP - SOCIEDADE ARTÍSTICA MUSICAL DOS POUSOS

    Inovação

    A SOCIEDADE ARTÍSTICA MUSICAL DOS POUSOS, é uma Instituição de Utilidade Pública, fundada em 1873, e cuja atividade principal é o ensino de música e realização de atividades performativas. A SAMP tem desempenhado um papel de relevo a nível regional e nacional, quer pelo significativo número de artistas profissionais que dela têm saído, quer pela inovação e qualidade de alguns dos seus programas. A SAMP procura fomentar a cultura, com inovação, através de artes performativas, em especial a música, promovendo e desenvolvendo o prazer e fruição artísticos, de modo a que sejam estruturantes do individuo e da comunidade. A SAMP desenvolve em parceria com entidades e Órgãos do Estado um vasto leque de programas no âmbito da Formação, Musicoterapia e Terapias Expressivas. Para assegurar um crescimento sustentado na área das artes em contexto de intervenção social, em 2004 foi criado o Núcleo Saúde com Arte SAMP (NSAS), constituído por professores do ensino artístico pós-graduados nas áreas das terapias expressivas e musicoterapia, e profissionais externos como psicólogos, enfermeiros, educadores, que coordenam e desenvolvem vários programas no âmbito dos efeitos terapêuticos da Arte.

    Serviços/Produtos

    • NOVAS PRIMAVERAS – Vencedor 2017, dos Prémios de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável, categoria VIDA +. Distinguido também no PRÉMIO COESÃO 2017 da Fundação Calouste Gulbenkian. Programa inovador, no âmbito da Terapia pela Arte, dedicado à terceira e quarta idades, centrado na música, mas integrando as Artes em geral; • AQUI CONTIGO – programa no âmbito da musicoterapia para idosos e acamados dependente e pessoas em estado termina de vida. Através da presença sonora e amor estão ligados à vida, contribuindo estas vivências musicais para o seu bem-estar afetivo, social e mental no momento mais precioso da sua existência, recolhendo testemunhos musicais; • 100 LIMITES AO SOM – a decorrer na Unidade de Doentes Mentais de Internamento prolongado no Hospital de Santo André; • CONSENTIR O SOM – programa de intervenção ao nível dos efeitos terapêuticos do som e da música em doentes mentais agudos, em implementação no Serviço de Psiquiatria e Doença Mental do Hospital de Santo André; • PALCO EM CASA – oferece uma programação de concertos de Bolso a pessoas idosas sem meios para assistir a programação cultural, nas suas próprias casas. O projeto oferece cultura artística a quem dela nunca pode usufruir na vida ativa, ou impedido de a ela aceder

    Palavras-chave

    Cérebro, Cognição, Inovação

    Data de Fundação

    1873

    Data de Adesão

    2017

  • Sanofi Pasteur MSD

    Inovação
    Investigação

    http://www.spmsd.pt

    Somos a única companhia farmacêutica Europeia dedicada exclusivamente ao desenvolvimento e disponibilização de vacinas. E como o futuro da medicina passa pela prevenção, na Sanofi Pasteur MSD inovamos diariamente na produção de vacinas contra um leque cada vez mais alargado de doenças. Para que a vacinação continue sempre a transmitir valores como a INOVAÇÃO e o CONHECIMENTO, dos mais novos aos mais velhos. Vacinas para a vida. Um valor de todos e para todos.

    Serviços/Produtos

    Vacina contra a gripe; Vacina antipneumocócica; Vacina contra o herpes zoster; Vacina contra o Papilomavírus Humano; Vacina contra o rotavírus; Vacina contra a febre amarelaVacina contra a febre tifoide; Vacina contra a varicela; Vacina contra o sarampo, papeira e rubéola; Vacina contra o tétano e difteria

    Palavras-chave

    não disponível

    Data de Fundação

    1994

    Data de Adesão

    2015

  • Santa Casa da Misericórdia da Lousã

    A Santa Casa da Misericórdia da Lousã é uma instituição privada de solidariedade social, sem fins lucrativos e de âmbito regional. Caracteriza-se por prestar serviços na área da Ação Social, tendo por objetivos o apoio a criança e famílias e proteção aos cidadãos na velhice.

    Serviços/Produtos

    Creche, Jardim de Infância, Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia e Cantina Social

    Palavras-chave

    Adesão à Terapêutica, Assistência Social, Atividade Física, Fragilidade

    Data de Fundação

    1566

    Data de Adesão

    2014

  • Santa Casa da Misericórdia de Arganil

    A Santa Casa da Misericórdia de Arganil, fundada no ano de 1647, é uma entidade do sector Cooperativo e Social, de direito privado, com sede no concelho de Arganil abrangida pelo decreto de lei nº 119/83 de 25 de Fevereiro e, por conseguinte, com o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social, encontrando-se registada no livro das Irmandades nas folhas número 64 e 65, verso sob o número 50/82. Tem como propósito desenvolver um conjunto de atividades destinadas à promoção do bem-estar social, de acordo com um espírito de solidariedade e com respeito pelos valores do humanismo, nas áreas da segurança social e da saúde. A Misericórdia prossegue como fins principais os relacionados com a sua natureza histórica e os do campo da chamada Segurança Social, propondo-se, prioritariamente, a criar e manter serviços e atividades destinados a prossecução dos seguintes objetivos: • Proteção dos cidadãos na velhice e invalidez; • Apoio à família, crianças e jovens; • Apoio à integração social e comunitária dos cidadãos em situação de vulnerabilidade; • Apoio a cidadãos em situação temporária de limitação da capacidade para o trabalho, por força de doença ou acidente. A Misericórdia prossegue outros fins de carácter complementar e compatíveis com a sua natureza, nomeadamente de promoção e proteção da saúde, como sendo a prestação de cuidados continuados e de reabilitação, bem como o desenvolvimento de respostas e serviços enquadráveis no âmbito da economia social.

    Serviços/Produtos

    A Santa Casa mantém uma estratégia permanente de melhoria contínua, que através de processos de monitorização analisa permanentemente as oportunidades emergentes da área social. Em articulação constante com toda a Rede Social existente na Região Centro, a Instituição desenvolve estratégias que permitem ao público alvo beneficiar de inúmeros serviços especializados e individualizados. Os serviços prestados são hoje mais completos para quem beneficia deles, na medida em que, atendendo às atuais necessidades da pessoa idosa tem vindo a constatar-se a necessidade de dotar as respostas sociais de serviços mais integrados e humanizados como forma de promover o tão almejado envelhecimento ativo e saudável. As inúmeras parcerias existentes com várias Entidades permitem um desenvolvimento de novas estratégias que proporcionam ao beneficiário ter acesso a serviços essenciais como os cuidados de saúde e a assistência social. As estreitas relações com os vários atores da Rede Social possibilitam à Instituição um progresso alicerçado na intergeracionalidade através respostas sociais tradicionais bem como dos novos modelos praticados como a Rede Local de Intervenção Social (RLIS) e o Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (PO APMC). Norteada pela qualidade e excelência dos serviços, a Instituição comporta hoje uma ampla capacidade de resposta face às necessidades emergentes do sector social, desenvolvendo atividades que permitem uma igualdade de oportunidades à medida que as pessoas envelhecem. É compromisso de a Instituição aumentar a capacidade funcional das pessoas em condições de fragilidade através de um modelo assente na inovação e orientado pela visão integrada do ser humano.

    Palavras-chave

    Adesão à Terapêutica, Assistência Social, Atividade Física, Cognição, Cuidados de Saúde, Fragilidade, Inovação

    Data de Fundação

    1647

    Data de Adesão

    2019

  • Santa Casa da Misericórdia de Coimbra

    A Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, instituída a 12 de setembro de 1500 por D. Manuel é uma associação de fiéis, com personalidade jurídica canónica, redigida por compromisso próprio, cujo fim é a prática das catorze Obras da Misericórdia, tanto corporais como espirituais, visando o serviço e apoio a todos os que precisam, informado pelos princípios do humanismo e da doutrina e moral cristãs. A Santa Casa da Misericórdia desenvolve atividades de intervenção social, designadamente de: apoio às pessoas idosas, crianças e jovens institucionalizados, às pessoas com deficiência e incapacidade, às pessoas em situação de necessidade ou de dependência, no apoio à família e à comunidade em geral; na promoção da saúde e da qualidade de vida à pessoa idosa, prevenção da doença e prestação de cuidados na perspetiva curativa, de reabilitação física e cognitiva. A Santa Casa da Misericórdia tem, também, estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social e natureza de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública.

    Serviços/Produtos

    O Centro de Apoio à Terceira Idade – CATI é o principal polo da atividade desenvolvida pela Santa Casa da Misericórdia de Coimbra quer em número de utentes, quer em número de colaboradores. Inclui as valências de Estrutura Residencial para Idosos-ERPI, Serviço de Apoio Domiciliário-SAD e Centro de Dia- CD. O CATI mantém uma forte colaboração com a Comunidade onde se insere, que se espelha, sobremaneira, na receção, acompanhamento e formação de futuros profissionais da área geriátrica. Tendo em vista uma prestação de cuidados e serviços cada vez mais qualificados e atualizados aos nossos utentes, e para que a formação e valorização dos nossos colaboradores seja constante e consequente, iniciámos um processo de capacitação, onde esperamos poder contar com a parceria do Ageing@Coimbra, por forma a agilizar e por em prática ensinamentos e processos inovadores nomeadamente sobre cognição, exercício físico, cuidados de saúde, que em muito beneficiarão todos os idosos que a nós se socorrem, o que nos permitirá cumprir mais cabalmente os nossos propósitos. Destacamos neste ponto as parcerias existentes com o serviço de Gerontopsiquiatria do CHUC, com a Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra. Como exemplo de uma boa prática existente, remetemos para projeto documentado em poster no último congresso Ageing@Coimbra, “Conectando Gerações”.

    Palavras-chave

    Ambient and Assisted Living, Assistência Social, Cognição, Cuidados de Saúde, Fragilidade, Inovação, Mobilidade

    Data de Fundação

    1500

    Data de Adesão

    2019

  • Santa Casa da Misericórdia de Coimbra

    Inovação

    Aguardamos o envio da informação pela entidade.

    Palavras-chave

    não disponível

    Data de Fundação

    1500

    Data de Adesão

    2020

  • Saúde em Português

    Saúde em Português é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento e uma Instituição Particular de Solidariedade Social com sede internacional em Coimbra. Fundada em 1993, já abrangeu mais de 600.000 beneficiários/as na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e em territórios de conflito, guerra e catástrofe.  Saúde em Português visa promover a integração social e comunitária, a saúde, a igualdade de género, o desenvolvimento sustentável e os direitos humanos; promover, incrementar o voluntariado em Portugal e internacional; promover e desenvolver atividades culturais, bem como divulgar e aplicar apoio ao desenvolvimento, assistência humanitária e ajuda de emergência, destacando as intervenções na Guiné-Bissau (1998), Timor Leste (2000), Moçambique (2001), Sri Lanka (2004), Haiti (2010), Filipinas (2013). Da ação que desenvolve, é ainda de salientar que, desde 2013, gere um Centro de Acolhimento e Proteção para Vítimas de Tráfico de Seres Humanos do sexo masculino.

    Serviços/Produtos

    Acolhimento e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos; Integração Social e Comunitária, Cuidados de Saúde; Ações de Educação para a Saúde; Assistência Humanitária e Ajuda de Emergência; Promoção da Igualdade de Género

    Palavras-chave

    Assistência Social, Cuidados de Saúde

    Data de Fundação

    1993

    Data de Adesão

    2013

  • Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos

    Em novembro de 1898 um pequeno grupo de médicos de Lisboa, fundou uma associação de classe dos médicos de Portugal, com o fim de defender os associados “da província e da capital”. Passou a designar-se Associação dos Médicos Portugueses, com sede em Lisboa, sendo a primeira do género. Em 1938 a Associação dos Médicos Portugueses deu lugar à Ordem dos Médicos (O.M.), que abrangia fundamentalmente os médicos que exerciam a medicina como profissão liberal. Após sucessivas alterações ao longo dos anos, os atuais estatutos da OM conferem à Instituição competência para atuar como entidade disciplinadora do exercício da profissão médica, abrangendo todos os médicos no exercício da sua profissão. A atividade é exercida com total independência em relação ao Estado, formações políticas ou outras organizações, o estatuto reconhece e pugna pela ideia de que a defesa dos legítimos interesses dos médicos passe em primeiro lugar pelo exercício de uma medicina humanizada que respeite o direito à saúde de todos os cidadãos, nele se consagrando ainda o princípio da criação de um Serviço Nacional de Saúde, no qual os médicos terão necessariamente papel preponderante e fundamental. A Ordem dos Médicos tem âmbito nacional, com a sua sede em Lisboa. Está organizada em três secções regionais – Norte, Centro e Sul, incluindo as Regiões Autónomas – com sede, respetivamente, no Porto, Coimbra e Lisboa.

    Serviços/Produtos

    No âmbito do envelhecimento ativo e saudável, a OM propõe-se colaborar no desenvolvimento de projetos interdisciplinares inovadores e programas de boas-práticas, integrados na área da saúde.

    Palavras-chave

    Cuidados de Saúde, Diagnóstico

    Data de Fundação

    1938

    Data de Adesão

    2019

  • Sensing Future Technologies

    A Sensing Future Technologies concebe, desenvolve e implementa dispositivos médicos numa sinergia única entre a Engenharia e a Saúde, criada por profissionais com grande experiência e conhecimentos no domínio das Engenharias Mecânica, Eletrónica e Informática. A integração em projetos de investigação Europeus aliada a importantes sinergias desenvolvidas com profissionais de saúde, permitem à Sensing Future definir novas especificações técnicas e criar novos dispositivos médicos.

    Serviços/Produtos

    A Sensing Future Technologies apresenta dois produtos: o PhysioSensing e o Smartherapy. O PhysioSensing é um dispositivo, composto por uma cadeira e plataforma de forças, de apoio às atividades de reabilitação física tendo como base medição de força e Biofeedback Visual para utente e profissional de saúde para reabilitação precoce do AVC. O Smartherapy é uma aplicação de registo clínico baseada na Classificação Internacional de Funcionalidade da Organização Mundial de Saúde.

    Palavras-chave

    Diagnóstico, Fragilidade, Inovação, Mobilidade, Quedas

    Data de Fundação

    2011

    Data de Adesão

    2013

  • serFarma

    Ensino
    Inovação

    http://www.serfarma.pt

    A Serfarma Lda., é uma startup fundada em outubro de 2014 que disponibiliza serviços farmacêuticos inovadores e de excelência, com o objetivo de aumentar a qualidade de vida dos doentes, usando a tecnologia para a promoção do uso adequado, eficaz e seguro dos medicamentos. Os fundadores da serFarma incluem farmacêuticos e engenheiros informáticos e a sua atividade rege-se pelos valores da ética, rigor e profissionalismo. A empresa está incubada no Instituto Pedro Nunes (IPN), em Coimbra, e inclui no seu portfolio diversos serviços e produtos centrados na melhoria da utilização clínica dos medicamentos, nas vertentes assistencial, de formação e de informação

    Serviços/Produtos

    Plataforma MEDimprove Ferramenta web, acessível a profissionais de saúde, que apoia o aconselhamento ao doente no âmbito de problemas de saúde menores e promove uma utilização adequada, eficaz e segura dos medicamentos não sujeitos a receita médica (https://www.serfarma.pt/info-medimprove/) Serviços de Informação Folhetos informativos para o doente, para promover a correta administração dos medicamentos e fomentar a adesão à terapêutica (https://www.serfarma.pt/servicos/folhetos/). QUESTfarma - plataforma online, acessível a profissionais de saúde, para resposta a questões sobre o medicamento e sua utilização clínica. Serviços de Formação Formação presencial e à distância com o objectivo de capacitar os profissionais de saúde para a prevenção, identificação e resolução de Problemas Relacionados com os Medicamentos (https://www.serfarma.pt/formacao/). Serviços Assistenciais Revisão da terapêutica; Programas de Prevenção e Deteção Precoce da Doença e Promoção da Saúde (https://www.serfarma.pt/servicos/#assistenciais).

    Palavras-chave

    Adesão à Terapêutica, Cuidados de Saúde, eHealth, Inovação, Quedas

    Data de Fundação

    2014

    Data de Adesão

    2016

  • Take The Wind

    Ensino
    Inovação

    http://www.takethewind.com

    Palavras-chave

    Cuidados de Saúde, Inovação

    Data de Fundação

    não disponível

    Data de Adesão

    2013

  • Tapestry Software

    Inovação

    Palavras-chave

    Inovação

    Data de Fundação

    não disponível

    Data de Adesão

    2013

  • Turismo Centro Portugal

    Inovação

    Aguardamos o envio da informação pela entidade.

    Palavras-chave

    não disponível

    Data de Fundação

    não disponível

    Data de Adesão

    2020

  • União das Misericórdias Portuguesas – Unidade de Cuidados Continuados Bento XVI

    A Unidade de Cuidados Bento XVI é parte integrante da União das Misericórdias Portuguesas (UMP). A UMP foi criada em 1976 para orientar, coordenar, dinamizar e representar as Santas Casas de Misericórdia, defendendo os seus interesses e organizando serviços de interesse comum. Vocacionada para as demências, a Unidade de Cuidados Continuados Bento XVI que iniciou atividade em 2013, destina-se a receber pessoas que, independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência e necessitem de cuidados de saúde especializados. Integrada na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), a Unidade Bento XVI é dotada de competências ambientais, profissionais, clínicas e terapêuticas próprias tendo como finalidade ser um modelo de referência na área de cuidados continuados para utentes com defeito cognitivo ou demência. A Unidade Bento XVI aposta numa política de qualidade centrada no utente, considerando as suas necessidades pessoais, físicas, psíquicas e morais, numa abordagem multidisciplinar e de proximidade, com vista à promoção do bem-estar e da autonomia, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da pessoa com defeito cognitivo ou demência e sua família.

    Serviços/Produtos

    A UCCI Bento XVI, Unidade Piloto, dotada de competências ambientais, profissionais, clínicas e terapêuticas próprias é modelo de referência na área de cuidados continuados para utentes com defeito cognitivo ou demência. Pretende-se que os utentes obtenham ganhos com um plano de trabalho definido no tempo, na avaliação, nos objetivos, na intervenção mensurável e validável. Estuda e desenvolve cuidados especializados, dirigidos a explorar um potencial reconhecido. É ainda modelo para replicação, em termos estruturais/arquitetónicos, bem como centro de formação de recursos humanos de outras respostas sociais e futuramente de cuidadores informais de pessoas com demência. A UCCI disponibiliza também visitas técnicas com vista à partilha de conhecimentos e experiências adquiridas aos interessados em conhecer e/ou desenvolver atividade na área da demência.

    Palavras-chave

    Ambient and Assisted Living, Cérebro, Cognição, Cuidados de Saúde, Fragilidade, Imagem, Inovação, Mobilidade, Visão

    Data de Fundação

    2013

    Data de Adesão

    2019

  • Universidade Sénior Oliveira do Bairro

    Ensino

    Aguardamos o envio da informação pela entidade

    Palavras-chave

    não disponível

    Data de Fundação

    não disponível

    Data de Adesão

    2020

  • Venerável Ordem Terceira da Penitência de São Francisco

    Inovação

    Aguardamos o envio da informação pela entidade.

    Palavras-chave

    não disponível

    Data de Fundação

    não disponível

    Data de Adesão

    2020