Boas Práticas

O Ageing@Coimbra tem como objetivo valorizar o papel do idoso na sociedade e potenciar projetos e programas de boas práticas inovadoras em cuidados de saúde e apoio social, investigação científica e aplicações tecnológicas, que promovam o seu bem-estar geral e envelhecimento ativo e saudável.

  • Boas práticas na produção de radiofármacos para doenças oncológicas e neurodegenerativas

    O Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saude (ICNAS) obteu, em dezembro de 2011, a sua primeira autorização de comercialização de fluodesoxiglucose [18F], um biomarcador de imagem para deteção e estadiamento do cancro, que é distribuído para quase todos os hospitais e clínicas que realizam exames de PET em Portugal.

    Em junho de 2013, o ICNAS também recebeu autorização de produção para o seu segundo produto a entrar no mercado (68-Gálio-DOTANOC), usado na avaliação de tumores neuroendócrinos. O ICNAS também é responsável pela produção da molécula PiB (composto B de Pittsburgh), que possibilita detetar a doença de Alzheimer antes de os sintomas clínicos se revelarem.

    Data de Início

    não disponível

    Data de Fim

    não disponível

    Palavras-chave

    Biomarcadores, Cérebro

  • Detetor de queda e localização remota de pessoas

    A ISA Intellicare desenvolveu e comercializa a solução OneCare Safe, um dispositivo especialmente concebido para o acompanhamento e monitorização de seniores e de pessoas com necessidades especiais e que permite a deteção de quedas e de situações de risco e comunicá-las em tempo real.

    O OneCare Safe tem como objetivos: monitorização dos parâmetros vitais com supervisão médica e atendimento 24h/365 dias, dos pedidos de auxílio enviados pelo utente (chamada telefónica); ativação dos meios de socorro, se necessário, de acordo com a ocorrência; aviso de familiares; cedência de autorização de acesso ao portal por parte de familiar, utilizador ou profissional de saúde; e envio de relatório mensal, sempre que solicitado.

    Grupo de Ação

    Prevenção de quedas

    Data de Início

    não disponível

    Data de Fim

    não disponível

    Palavras-chave

    Monitorização Remota, Inovação, eHealth, Quedas

    Página Web

    http://www.onecare.pt

  • Efeito da adesão à terapêutica no estado de saúde do idoso

    A prevalência de doenças crónicas aumenta com o envelhecimento e o constante crescimento do contingente populacional faz da adesão à terapêutica um grande desafio. Uma solução para o problema da não adesão à terapêutica prescrita pelo médico na população é a implementação, na farmácia comunitária, de ações de intervenção e o acompanhamento farmacêutico.

    Este estudo longitudinal prospetivo com um grupo de intervenção e um grupo controlo foi conduzido de janeiro a abril de 2011 na Farmácia Central do Sabugal. Foram avaliados 54 idosos com mais de 65 anos medicados com pelo menos três medicamentos e que viviam de uma forma autónoma. A adesão à prescrição médica foi observada pelo acompanhamento dos doentes, contagem de medicamentos não administrados e evolução dos resultados do perfil lipídico, glicemia, pressão arterial e risco cardiovascular, no início e fim do estudo. O objetivo deste estudo foi na sua generalidade alcançado, uma vez que a intervenção farmacêutica contribuiu para a adesão à terapêutica, reduzindo deste modo o impacto de fatores de risco associados às doenças cardiovasculares e promovendo a qualidade de vida dos idosos.

    Grupo de Ação

    Adesão à Terapêutica

    Data de Início

    Janeiro 2011

    Data de Fim

    Abril 2011

    Palavras-chave

    Adesão à Terapêutica

  • Estimulação cognitiva

    O principal objetivo deste projeto é analisar a eficácia de um programa de Estimulação Cognitiva em idosos.

    Este estudo pretende traçar um perfil do compromisso cognitivo e das atividades de vida diária de idosos institucionalizados em lares de terceira idade e a frequentar centros de dia e implementar um programa de estimulação cognitiva naqueles com Declínio Cognitivo Ligeiro de forma a atrasar a instalação de potenciais quadros demenciais e aumentar a sua capacidade para o auto cuidado e qualidade de vida, contribuindo para uma maior eficácia e redução de custos e meios envolvidos.  

    Grupo de Ação

    Prevenção da fragilidade

    Data de Início

    Janeiro 2010

    Data de Fim

    Janeiro 2016

    Palavras-chave

    Cognição, Fragilidade

    Página Web

    não disponível

  • FRAX Portugal: instrumento de avaliação do risco de fratura e osteoporose

    O objetivo deste trabalho foi descrever a epidemiologia da fratura osteoporótica da anca em Portugal e a sua aplicação no desenvolvimento de uma versão Portuguesa da ferramenta elaborada pela Organização Mundial de Saúde para o cálculo do risco de fratura (FRAX®).

    Desenho do estudo: Todos os casos de fratura da anca ocorridos aos 40 ou mais anos foram extraídos da base nacional de dados de altas hospitalares no período compreendido entre 2006 e 2010. A taxa de mortalidade e estimativas populacionais foram obtidas através do Instituto Português de Estatística. As incidências foram calculadas para cada género e ano, em intervalos de cinco anos. Dados sobre outras fraturas major foram imputadas a partir da epidemiologia da Suécia, à semelhança da maioria dos modelos FRAX ® já disponíveis. A incidência de fraturas da anca é superior nas mulheres, aumentando com a idade. A menor incidência foi observada na faixa etária dos 40-44 anos (14,1 e 4,0 por 100.000 habitantes para homens e mulheres, respetivamente). A maior incidência foi observada entre os 95-100 anos (2.577,6 e 3.551,8/100.000 para homens e mulheres, respetivamente). A probabilidade de fratura osteoporótica major ou fratura da anca a 10 anos aumenta com a diminuição do T-score e com o aumento da idade. A ferramenta FRAX Portugal foi adoptada e oficialmente validada pela Organização Mundial da Saúde e a Direção Geral de Saúde incorporou esta ferramenta nas linhas de orientação clínica para avaliação do risco de osteoporose. A empresa farmacêutica AMGEN tem sido parceira no desenvolvimento da FRAX Portugal e a Merck Sharp & Dohme um importante parceiro na sua divulgação.

    Grupo de Ação

    Prevenção de quedas

    Data de Início

    Janeiro 2006

    Data de Fim

    Janeiro 2010

    Palavras-chave

    Fragilidade, Quedas

    Página Web

    não disponível

  • Modelo Automatizado Prospetivo de Cuidados de Saúde em Oftalmologia

    Novos métodos de imagiologia biomédica da retina criaram novas possibilidades para o diagnóstico precoce e, consequentemente, para a prevenção efetiva e tratamento eficaz atempado.

    Os cuidados de saúde prospetivos incluem a determinação de riscos de diferentes indivíduos para o desenvolvimento de doenças específicas e diagnóstico precoce da doença criando condições para o tratamento nas fases iniciais da doença com benefícios evidentes para o doente e diminuição dos custos para o sistema de saúde. Novos métodos de imagiologia biomédica da retina criaram novas possibilidades para o diagnóstico precoce e, consequentemente, para a prevenção efetiva e tratamento eficaz atempado. Atualmente estima-se que 39 milhões de pessoas em todo o mundo sejam cegas e 285 milhões tenham disfunções visuais. Adicionalmente, 246 milhões de indivíduos da população mundial têm perda de visão e 85% das pessoas com idade igual ou superior a 50 anos são cegas. A diabetes provoca incapacidade para trabalhar a 23.000 pessoas e os custos com a doença ascenderam a 952 milhões de euros anuais. Destes, os custos associados à perda de emprego e ao absentismo perfazem 336.000.000 €. A diabetes é a causa principal de incapacidade, mas a cegueira supera o acidente vascular cerebral relativamente ao aumento de morbidade. A cegueira é a segunda doença mais frequente relacionada com a diabetes, conduzindo a um maior número de anos de vida como portadores de incapacidade, e portanto, com menor qualidade de vida. De acordo com dados de 2008, 27% dos anos vividos com incapacidade são devidos a cegueira, anteriormente descrita como problema associado à diabetes, tais como acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco. A população-alvo consiste na totalidade dos pacientes diabéticos tipo 1 e tipo 2, com exceção dos doentes já tratados/ em tratamento para a retinopatia diabética. Esta abordagem utiliza novas metodologias não-invasivas, como o exame de fundo de olho e a tomografia de coerência ótica, empregando classificação automática e humana em unidades centrais. Esta abordagem possibilita a deteção precoce destas doenças e a identificação de alterações precoces que podem ser tratadas atempadamente de forma a prevenir a cegueira, evitando assim o absenteísmo e a perda de emprego, e contribuindo claramente para a redução dos custos de saúde e tratamento dos doentes. Este modelo prospetivo envolve uma PME (Critical Health) e está a ser apoiado pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

    Grupo de Ação

    Adesão à Terapêutica

    Data de Início

    não disponível

    Data de Fim

    não disponível

    Palavras-chave

    Adesão à Terapêutica, Diagnóstico, Visão

  • MOVE

    Os pacientes com limitações de mobilidade do Hospital Rovisco Pais (centro de reabilitação) podem-se deslocar 24h por dia entre os diferentes edifícios deste complexo (2 km de circuito) utilizando o MOVE, um carro elétrico, autónomo e não-poluente, que foi desenvolvido e implementado pelo Instituto Pedro Nunes e a Mobipeople.

    Este mini-autocarro é equipado com rampas de acesso para cadeiras de rodas e circula em num trajeto pré-determinado através de detetores electromagnéticos que restrigem o caminho e detetam potenciais obstáculos. O MOVE é de fácil utilização e é controlado pelo utilizador. Os pacientes do Hospital Rovisco Pais têm agora total liberdade para circularem de forma autónoma dentro do complexo de edifícios. O MOVE não precisa de condutor, sendo um veículo totamente autónomo. É silencioso e é não poluente, contribuindo para uma qualidade de vida mais saudável. O MOVE tem a possibilidade de usar energia solar, sendo ativado somente quando é chamado pelo utente, evitando desta forma um desperdício desnecessário de energia. 

    Grupo de Ação

    Serviços amigos do idoso

    Data de Início

    não disponível

    Data de Fim

    não disponível

    Palavras-chave

    não disponível

    Página Web

    não disponível

  • Normalização e uniformização de biomarcadores para doenças neurodegenerativas

    A parceria estreita entre o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC) e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) engloba vários grupos com interesses comuns em doenças neurodegenerativas, que vão desde ensaios clínicos, caracterização genética, bioquímica e molecular a modelos animais de doença.

    A parceria estreita entre o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC) e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) engloba vários grupos com interesses comuns em doenças neurodegenerativas, que vão desde ensaios clínicos, caracterização genética, bioquímica e molecular a modelos animais de doença. O CHUC é o maior hospital na Região Centro de Portugal, com cerca de 1.500 camas, com um Serviço de Neurologia com 100 camas e trinta neurologistas e uma Clínica da Memória com três neurologistas, cinco neuropsicólogos e dois enfermeiros. Neste serviço são seguidos mais de 800 doentes com doenças cognitivas, incluindo cerca de 200 novos doentes em ambulatório por ano. A Clínica da Memória é um centro de referência no diagnóstico de demência e em ensaios clínicos em Portugal e é membro do Consórcio Europeu de doença de Alzheimer (EADC). É utilizada uma abordagem multidisciplinar ao doente com demência, com especial ênfase na caracterização clínica, neuropsicológica e através de técnicas de imagiologia nas fases iniciais da doença. Esta abordagem visa promover o diagnóstico precoce e preciso da demência, crucial para a intervenção e tratamento, bem como para a organização da assistência e dos recursos económicos, e é apoiada pelas unidades de Neuroquímica, Neurogenética, Neuropatologia e Neurofisiologia. Além disso, a combinação da caracterização da população com demência com imagem biomédica é realizada pelo Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) da Universidade de Coimbra que possui as infraestruturas necessárias para realizar as principais modalidades de imagem médica para aplicações biomédicas, tais como tomografia de Emissão com Positrões (PET), ressonância magnética (MRI) e exames de medicina nuclear convencional e um ciclotrão e uma unidade de radioquímica. A unidade de Neurogenética desenvolve atividades de investigação e de diagnóstico, fundamentais na identificação de novas abordagens na área da genética com relevância em ambiente clínico. Assim, uma vasta gama de testes genéticos têm estado disponíveis para testar nos diferentes doentes, incluindo genes conhecidos causadores de patologia, bem como genes de suscetibilidade. Portanto, diferentes estudos têm sido realizados para identificar e caracterizar as mutações patogénicas presentes em diferentes coortes de doentes Portugueses. Além disso, as características fenotípicas associadas aos portadores de mutações têm sido avaliadas. Estes estudos têm contribuído para uma melhor compreensão dos mecanismos associados à patologia e para um maior conhecimento dos mecanismos subjacentes às diversas apresentações clínicas. A unidade de Neuroquímica tem interesse e vasta experiência na avaliação e validação de biomarcadores para doenças neurodegenerativas, em especial para a doença de Alzheimer e para a doença de Creutzfeldt-Jakob. Para o efeito, esta unidade criou um banco de fluidos biológicos (amostras de líquido cefalorraquidiano, plasma e soro) que foram colhidos durante as avaliações para diagnóstico.  Desde 2000 que a unidade de Neuroquímica é, no âmbito do Programa de Vigilância das Doenças Humanas por Priões, o laboratório de referência para a análise do líquido cefalorraquidiano na doença de Creutzfeldt-Jacob. Esta unidade participa, desde 2010, num programa de controlo da qualidade a nível mundial “The Alzheimer´s Association Quality Control program for cerebrospinal fluid biomarkers” e é também membro de dois consórcios da iniciativa JPND (EU Joint Programme - Neurodegenerative Disease Research): o consórcio para a padronização de biomarcadores para a doença de Alzheimer e doença de Parkinson (BIOMARKAPD) e o consórcio para a otimização de protocolos para diagnóstico baseado em biomarcadores para as demências rapidamente progressivas (DEMTEST).

    Grupo de Ação

    Adesão à Terapêutica

    Data de Início

    não disponível

    Data de Fim

    não disponível

    Palavras-chave

    não disponível

    Página Web

    http://www.cnbc.pt

  • Pantufinhas

    Os residentes da zona histórica de Coimbra, de ruas estreitas e inclinadas, têm ao seu dispôr um circuito de transportes públicos feito com um mini autocarro eletríco amigo do ambiente, chamado de "Pantufinhas".

    O circuito do "Pantufinhas" visa melhorar a acessibilidade à Alta da cidade e ao Centro Histórico, pelo facto de se tratar de uma zona com características muito próprias. O principal objetivo deste mini autocarro é, desta forma, melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas residentes nestas zonas de Coimbra, facilitando o seu acesso a serviços básicos, como também combater o isolamento da população sénior de Coimbra. Estima-se que o "Pantufinhas" faça cerca de 58,9 mil viagens por ano. O "Pantufinhas" é um projeto que resulta de uma parceria com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMTT) e o Município de Coimbra.    

    Grupo de Ação

    Serviços amigos do idoso

    Data de Início

    não disponível

    Data de Fim

    não disponível

    Palavras-chave

    Assistência Social, Mobilidade

  • PhysioSensing

    O PhysioSensing é um dispositivo médico certificado composto por uma plataforma de força e por uma cadeira de força.

    O PhysioSensing é um dispositivo médico certificado composto por uma plataforma de força e por uma cadeira de força. Permite avaliar equilíbrio e postura bem como promover transferências de carga em diversos planos na posição sentado e na posição em pé́. Para além de uma análise estática, o PhysioSensing permite realizar e analisar movimentos dinâmicos da posição de sentado para a posição de pé́. Trata-se de uma solução de apoio às atividades de terapia e reabilitação física e faz parte de uma nova geração de produtos baseada no biofeedback visual por meio de distintas interfaces direcionadas para utente e profissional de saúde.

    Grupo de Ação

    Prevenção de quedas

    Data de Início

    não disponível

    Data de Fim

    não disponível

    Palavras-chave

    Fragilidade, Mobilidade, Monitorização Remota, Quedas

  • Programa de Apoio Psicológico ao Idoso (PAPI)

    O Programa de Apoio Psicológico ao Idoso (PAPI) visa a prestação de serviços de saúde e cuidados humanizados, como de ofertas diferenciadas inovadoras e modernas, pautadas pelo rigor e profissionalismo.

    Procura, igualmente, desenvolver projetos que sejam capazes de dar resposta às necessidades multidimensionais dos idosos, com eficácia e resultados práticos visíveis. Considera-se que por si só, o PAPI seja um válido contributo na compreensão dos processos percecionados como coadjuvantes à melhoria da qualidade de vida dos idosos, tal como é postulado pela Comissão Europeia e pela Organização Mundial de Saúde.

    Grupo de Ação

    Prevenção da fragilidade

    Data de Início

    Setembro 2014

    Data de Fim

    Agosto 2015

    Palavras-chave

    Cognição, Fragilidade

  • Retmarker: uma solução para a monitorização da retinopatia diabética

    O Retmarker é uma inovadora solução de software para monitorização da progressão da Retinopatia Diabética e incorpora a mais recente investigação cientifica sobre as taxas de aparecimento e desaparecimento de microaneurismas, indicadores da progressão da Retinopatia Diabética, permitindo uma melhor gestão da doença, mais e melhores tratamentos preventivos, e evitando posteriores intervenções cirúrgicas.

    O Retmarker usa algoritmos próprios avançados que permitem aos oftalmologistas comparar e analisar retinografias num PC, detetar e calcular taxas de aparecimento e desaparecimento de microaneurismas na retina e inferir, com a ajuda dessa informação, a evolução de uma doença que é uma das causas evitáveis de cegueira com maior crescimento no mundo desenvolvido. A solução foi desenvolvida em parceria, a partir de uma metodologia desenvolvida por equipas do AIBILI - Associação para a Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem.

    Data de Início

    Setembro 2010

    Data de Fim

    não disponível

    Palavras-chave

    Monitorização Remota, Visão

  • Risco de queda na população idosa portuguesa: exercícios para melhorar a biomecânica da locomoção em idosos

    O processo de envelhecimento conduz ao aumento da prevalência de queda em idosos e a literatura mostra que programas de exercícios bem concebidos podem prevenir as quedas.

    Foi realizado um estudo piloto para testar a eficácia de um programa de exercício periódico e controlado nos parâmetros de aptidão funcional relacionados com o risco de queda. Cerca de 140 indivíduos funcionalmente independentes (média de idade = 72,3 ± 5,2 anos, 84,6% mulheres) participaram no programa "+ Envelhecimento Activo", que durou 24 semanas. O grupo de intervenção (GI) (n = 72) deste programa centrou-se na estabilidade postural, equilíbrio, mobilidade e força nos membros inferiores e foi dividido em dois ciclos de 12 semanas. O grupo de controle (GC) (n=71) seguiu de uma abordagem geral multicomponente. Questionários sobre saúde e queda e atividade física, em conjunto com testes de aptidão funcional, foram levados a cabo por examinadores habilitados. Todas as capacidades de aptidão funcional do grupo de intervenção melhoram em 12 semanas e as melhorias foram mantidas durante mais de 12 semanas. No entanto, os parâmetros cardiorrespiratórios e de mobilidade (2min; U & G) demonstraram uma significativa interação de grupo com o tempo. Este programa de intervenção conduziu a melhorias nas capacidades de aptidão funcional dos indivíduos idosos ao longo de 12 semanas e os resultados foram mantidos até 24 semanas. A eficácia desta intervenção foi estabelecida ao nível da mobilidade geral, que pode traduzir-se em efeitos a longo prazo na prevenção de quedas.

    Grupo de Ação

    Prevenção de quedas

    Data de Início

    não disponível

    Data de Fim

    não disponível

    Palavras-chave

    não disponível

    Página Web

    não disponível