Quem Somos?

O Ageing@Coimbra é um consórcio que visa a valorização do papel do idoso na sociedade e a aplicação de boas práticas em prol do seu bem-estar geral e de um envelhecimento ativo e saudável. O seu principal objetivo é melhorar a vida dos cidadãos idosos na Região Centro de Portugal através de melhores serviços sociais e cuidados de saúde, assim como da criação de novos produtos e serviços inovadores e o desenvolvimento de novos meios de diagnóstico e terapêuticas.

Em 2012, a Comissão Europeia, através da Parceria Europeia para o Envelhecimento Ativo e Saudável, lançou um convite público para admissão de novos parceiros. Neste âmbito, a Universidade de Coimbra apresentou compromissos de implementação de programas de intervenção no domínio do envelhecimento, que serviram de substrato para a candidatura da Região de Coimbra e da Região Centro de Portugal a Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável.

A atividade, a competência e inovação do Ageing@Coimbra foram assim reconhecidas pela União Europeia (UE) com a classificação da região de Coimbra como Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável, um estatuto único no território português, sendo que na UE existem 32 no total.

Coordenada pela Universidade de Coimbra (UC), esta candidatura foi feita através do consórcio Ageing@Coimbra numa parceria institucional com a Câmara Municipal de Coimbra, o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, a Administração Regional de Saúde do Centro e o Instituto Pedro Nunes.

Como membro ativo da Parceria Europeia para o Envelhecimento Ativo e Saudável, que tem como objetivo aumentar a esperança média de vida saudável dos cidadãos da União Europeia por dois anos até 2020, o Ageing@Coimbra atua através dos seguintes grupos de ação: adesão à terapêutica; prevenção de quedas; prevenção da fragilidade; monitorização remota de saúde; e serviços amigos do idoso.

Enquanto Região Europeia de Referência, o projeto Ageing@Coimbra deverá identificar, implementar e replicar projetos e programas de boas práticas inovadoras no domínio do Envelhecimento Ativo e Saudável. As boas práticas identificadas em regiões de referência poderão ser replicadas noutras regiões da Europa, abrindo espaço para a inovação social e para o reforço da competitividade da indústria europeia de inovação no domínio da geriatria e do apoio ao idoso.

O consórcio Ageing@Coimbra procura ser um facilitador da génese de projetos inovadores na área do envelhecimento activo e saudável e pretende, igualmente, ser um estimulador da economia e do empreendedorismo jovem em torno dos serviços de saúde.

Parceiros