Envelhecimento em discussão em Coimbra

04 December 2017
Back to News

Decorreu no passado dia 28 de Novembro no Convento de São Francisco em Coimbra, o 5º Congresso Regional em Envelhecimento Ativo e Saudável, organizado pelo consórcio Ageing@Coimbra.

Contou com cerca de 450 inscrições de toda a região centro.

Foram atribuídos os prémios de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável, prémio dinamizado pela CCDRC em estreita colaboração com o consórcio Ageing@Coimbra.

  • Na categoria Conhecimento+ venceu a boa prática “No Micro Technologies” da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e do Centro Neurociências e Biologia Celular.
  • Na categoria Saúde+ venceu União das Misericórdias Portuguesas – Unidade de Cuidados Continuados Bento XVI com a boa prática “Cuidados especializados para a demência”.
  • Na categoria Vida+ venceu a boa prática “Novas Primaveras” da Sociedade Artística Musical dos Pousos.

   

A moderação das sessões de apresentação dos nove trabalhos selecionados para a fase final estiveram a cargo dos Professores Doutores António Lindo Cunha, João Apóstolo e Ana Maria Teixeira.

   

O Professor Doutor Manuel Villaverde Cabral foi convidado do congresso apresentando o estudo “O envelhecimento em perspetiva comparada share: Lisboa, Portugal e Europa”.


Foram também convidados do congresso o Professor Doutor João Malva (Ageing@Coimbra), o Professor Doutor Elísio Costa (Porto4Ageing), o Professor Doutor José Pereira Miguel da Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável 2017-2025 e a Dra. Andreia Feijão da FCT, para um debate moderado pelo coordenador do consórcio Ageing@Coimbra Professor Doutor Manuel Teixeira Veríssimo sobre as Estratégias Regionais, Nacionais e Europeias para o Envelhecimento.


A sessão de encerramento contou com representantes de todos os membros fundadores do consórcio Ageing@Coimbra, Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra Professor Doutor João Gabriel Silva, Vereador da Câmara Municipal de Coimbra Dr. Jorge Alves, Presidente do Conselho de Administração da Administração Regional de Saúde do Centro Dr. José Tereso, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra Professor Doutor Fernando de Jesus Regateiro, Presidente do Conselho de Administração do Instituto Pedro Nunes Professora Doutora Teresa Mendes, subdiretora da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra Professora Doutora Isabel Carreira, diretor da Faculdade de Ciências de Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra Professor Doutor António Figueiredo. Contou também com a presença da Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro Professora Doutora Ana Abrunhosa, Presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Professora Conceição Bento, Coordenador do Ageing@Coimbra, Professor Doutor Manuel Teixeira Veríssimo.