Modelo de inovação para a transferência de tecnologias da informação e comunicação em saúde e bem-estar (GP3)

Palavras-chave
Inovação
eHealth
Voltar às Boas Práticas

Apoiar o ecossistema de inovação e-saúde de Coimbra com os mais elevados padrões a nível europeu - 1) Para criar produtos inovadores; 2) Para estimular a economia baseada nas tecnologias de informação e comunicação (TIC) e nas tecnologias e-saúde; 3) Para criar novas empresas e postos de trabalho altamente qualificados.

Os nossos resultados:

O produto VITAHISCARE da HIS é um excelente exemplo de uma solução de prescrição médica eletrónica. Este sistema de prestação de cuidados está disponível para mais de 850 profissionais de saúde (em hospitais, clínicas, etc), armazenando dados de mais de 5 milhões de pessoas. O sistema do utilizador é permite o acesso a prestadores de cuidados de saúde através de uma abordagem simples e segura, e é certificado pela ACSS (Administração Central do Sistema de Saúde). 

- Competitividade, crescimento do mercado, emprego:

Um exemplo é a IPN-Incubadora, que ganhou, em 2010, o prémio " Best Science Based Incubator 2010". Esta distinção destacou o seu modelo de negócio auto-sustentável e também o seu volume de negócios superior a 75 milhões de euros. É um dos membros fundadores do projeto Ageing@Coimbra, o perfil do IPN representa 141 empresas com uma capacidade de exportação superior a 35%, empregando diretamente mais de 1500 profissionais qualificados.

 

O modelo de inovação para a transferência das TIC na área da saúde e bem-estar proporcionam valor acrescentado aos produtos e serviços que são transpostos para o mercado. O compromisso dos serviços prestadores de cuidados de saúde e os outros intervenientes no ecossistema beneficiam de três aspetos principais:

(1) Os serviços de prestação de cuidados de saúde beneficiam de produtos mais focados nas necessidades reais; (2) O utilizador final tem acesso a serviços inovadores; (3) Os produtos ganham maior valor comercial.