Cluster para motricidade humana e mobilidade em pessoas idosas (GP2)

Grupo de Ação
Palavras-chave
Assistência Social
Cuidados de Saúde
Fragilidade
Mobilidade
Quedas
Voltar às Boas Práticas

A boa prática e os métodos/serviços de apoio foram construídos com base numa estreita interação de grupos de investigação com profissionais de saúde e empresários. O triângulo da inovação no setor da saúde, especialmente na área do envelhecimento e doenças crônicas relacionadas com a idade, é um fator de diferenciação do ecossistema de inovação na região de Coimbra. A cadeia de valor que engloba desde Universidade e laboratórios de investigação a incubadoras de empresas e serviços de prestação de cuidados de saúde/utilizador permite a validação sólida de conceitos e implementação de boas práticas, com elevados padrões científicos/ tecnológicos.

A gestão de mudança em distúrbios cinéticos, doenças reumáticas, osteoporose e prevenção de quedas foi atingida por uma profunda cultura interdisciplinar e estreita interação entre instituições, numa abordagem bottom-up. Como um recurso de educação avançada e de formação/ sensibilização de profissionais (de saúde e de assistência social), a Universidade de Coimbra utiliza a sua TV web/rádio e recursos de ensino à distância de forma a oferecer cursos educacionais/materiais aos cidadãos e profissionais. A rede de colaboradores dos Centros Ciência Viva e Instituto de Educação e Cidadania potencia canais de comunicação com e para a sociedade, aproximando os prestadores de cuidados de saúde e assistência social/ investigadores com a sociedade. 

Fundos de apoio às boas práticas do "Cluster para a cinética humana e mobilidade em pessoas idosas" (GP2) advêm principalmente de: 1-Receitas de tecnologias/serviços; 2- Projetos científicos/tecnológicos competitivos de fontes Regionais, Nacionais e Europeias (por exemplo: projeto DoHealth do FP7).