Cluster para diagnóstico precoce e gestão de envelhecimento cerebral, demência e disfunção visual (GP1)

Palavras-chave
Biomarcadores
Cognição
Cérebro
Diagnóstico
Visão
Voltar às Boas Práticas

Criou-se uma estrutura regional com abordagem bottom up, envolvendo diferentes atores. Atuando em conjunto, os parceiros do Ageing@Coimbra estão a lançar uma nova visão de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro de Portugal, revelando e promovendo a excelência e inovação nos cuidados de saúde e de assistência social, o envelhecimento ativo e saudável, inovação e empreendedorismo.

A excelência do cluster para o diagnóstico e tratamento de envelhecimento cerebral, demência e disfunção visual assenta na estreita colaboração dos principais intervenientes nos três pilares da EIP-AHA. As unidades de saúde do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), Associação para a Investigação Biomédica e Inovaçãoem Luz e Imagem (AIBILI) e Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) desempenham um papel central na coordenação de profissionais de saúde, envolvidos no diagnóstico e tratamento de défices cognitivos e visuais, com especial enfoque na deteção de biomarcadores (genéticos, bioquímicos, neuropsicológicos, para imagiologia biomédica, funcionais) e promoção de estilos de vida saudáveis e sensibilização/ capacitação.

As boas práticas inovadoras baseiam-se na estreita colaboração dos principais atores regionais suportadas por equipas multidisciplinares, infraestruturas de última geração e profissionais altamente qualificados, em proximidade com as associações de doentes e prestadores de cuidados. A gestão da mudança em doenças neurodegenerativas e retinopatia diabética foi atingida por uma profunda cultura interdisciplinar e por uma estreita interação de instituições, numa perspetiva bottom-up.

Os serviços e tecnologias inovadoras são divulgados através de comunicações via web, redes profissionais e, principalmente, através do envolvimento de instituições locais em redes temáticas nacionais e internacionais relevantes (EIP-AHA, JPND, EVICR.net, Health Cluster Portugal).